facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

22 de Março de 2023, 11h:50 - A | A

PODERES / DEPUTADA REBATEU

Emanuel processa Janaina por dizer que ele "vai pra cadeia" em discurso na Assembleia

Fala foi feita na tribuna da Assembleia, durante discussão sobre o decreto da intervenção na Saúde de Cuiabá.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, acionou judicialmente a colega MDB e deputada estadual Janana Riva, por conta de uma fala da parlamentar no plenário da Assembleia Legislativa, na última quarta-feira (15). Na ocasião, o parlamento estadual votou e aprovou a intervenção do Governo do Estado na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

Em seu discurso, Janaina disse que Emanuel ia parar na cadeia devido aos casos inéditos de corrupção na Saúde de Cuiabá.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Nós estamos avisando ele faz tempo. Eu era amiga dele, assim como Wilson era e muitos outros aqui eram. Nós falamos para ele que ele seria preso, seria afastado, mas ele fica rodeado de puxa-saco, que ficam vendendo o dia inteiro a ideia de que está tudo bem. Ele vai ver onde estarão os puxa-sacos quando ele for para a cadeia, porque eu já vivenciei isso dentro da minha casa. Na hora de roubar, sempre tem quem ajuda, mas hora de pagar, vai pagar sozinho e não pode reclamar que está desavisado”, disse Janaína.

Na ação, Emanuel exige que a parlamentar se explique sobre as declarações, já que o acusou de cometer um crime. Em sua argumentação, a defesa do prefeito ressalta que roubar dinheiro público é crime de peculato. “Logo, a interpelada acusou o interpelante de ter cometido um crime”, diz o documento.

“Assim, de acordo com o artigo 144 do Código Penal, o prefeito municipal acusado do crime mencionado pela interpelada, requer sejam dadas explicações em Juízo de tais ofensas. Assim, indaga-se: a) Quais foram os crimes cometidos pelo interpelante? b) Como tais crimes foram praticados? c) Quando tais crimes foram praticados? d) Quais os valores desviados e para onde foram desviados? e) Há participação de outras pessoas nesses crimes? f) Quem são essas pessoas? g) Há informações obtidas pela interpelada sobre prisão do interpelante? h) Quem a informou? i) A interpelada tem documentos ou outras provas de desvio de dinheiro público pelo interpelante? j) Apresentar outras informações a respeito das denúncias”, pede a ação.

 

 

Em caso de não responder as indagações da defesa do prefeito, a ação pede que Janaína Riva seja processada por calúnia, injúria e difamação.

Outro lado

Nas redes sociais, Janaína disse que tem imunidade parlamentar e que “jamais será calada ou cerceada" no exercício do seu mandato por ninguém. “Minha coragem para enfrentar tais desafios e percalços vem dos meus 82.124, que irei honrar até o fim do meu mandato”, disse.

 

Comente esta notícia

Paulo Sa 22/03/2023

tapando o sol com a peneira

positivo
0
negativo
0

Jose 22/03/2023

Ele processo ela por causa que ela disse isso, imagina se a população for processar ele por causa da saúde de Cuiabá, por causa do paletó e dos buracos esses asfaltos virado em buracos Adevair Cabral coloca nome dele em ruas quando o serviço está em pauta para ser feito, ele deveria colocar o nome dele nas ruas que estão só buraco no CPA em Cuiabá e ir atrás para o serviço ser feito ganha verba pra fiscalizar.

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1