facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 07 de Maio de 2024
07 de Maio de 2024

26 de Abril de 2024, 17h:20 - A | A

PODERES / INTERNOS NO HMC

Emanuel diz que maioria dos pacientes é do interior e Figueiredo rebate: "Estamos cansados de desmentir o prefeito, 60% são de Cuiabá"

Prefeito divulgou vídeo nesta sexta-feira (26) denunciando atrasos nos repasses e afirmando que o que HMC está lotado de gente do interior. O secretário de Saúde de MT diz que repassou quase R$ 1 bilhão em 4 anos.

DO REPÓRTER MT



O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou, em vídeo divulgado nesta sexta-feira (26) nas redes sociais, que a maioria dos pacientes internados no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) são de municípios do interior de Mato Grosso. Além disso, denunciou supostos atrasos nos repasses do governo ao hospital.

O prefeito argumenta que, se for para tratar do os "cuiabanos" os recursos que tem resolveriram. "A União não ajuda, o Estado não ajuda ou ajuda muito pouco; a população cuiabana está ficando sem leito e nós pagamos a conta", disse Emanuel. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

FIGUEIREDO

Após a publicação, o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo rebateu o gestor municipal e informou repassou quase R$ 1 bilhão ao município em 4 anos e que o sistema oficial IndicaSUS aponta que 60% dos pacientes internados na unidade são residentes da própria capital.

“Já estamos cansados de ter que desmentir Emanuel Pinheiro, mas o faremos enquanto for necessário. O Governo do Estado faz a sua parte, está há mais de 60 meses adimplente com todas as Prefeituras de Mato Grosso, está tornando o Hospital Central, em Cuiabá, uma realidade e ainda constrói outros cinco grandes hospitais no estado. Esse é um Governo que tem demonstrado com fatos que prioriza a Saúde Pública. Antes dessa gestão, o Estado sequer tinha um hospital na capital”, declarou.

Gilberto Figueiredo explicou ainda que os recursos do Governo do Estado e da União também mantém os atendimentos do Hospital do Câncer e do Hospital Geral, localizados em Cuiabá e que atendem a demanda da cidade também, não apenas do interior. 

“Em ambos os hospitais, que não recebem recursos da Prefeitura, grande parte dos pacientes internados é residente da capital. No Hospital Metropolitano e no Hospital Estadual Santa Casa a realidade é a mesma. Então é preciso dizer que são inverídicas as acusações do prefeito: Cuiabá não carrega a saúde do Estado nas costas”, disse. 

INDICASUS

Conforme dados extraídos nesta sexta-feira, 51% dos pacientes internados no Hospital Geral e 31% dos pacientes internados no Hospital do Câncer são oriundos de Cuiabá.

Já no Hospital Estadual Santa Casa, 37% dos pacientes internados são da capital. No Pronto Atendimento Infantil da unidade, a situação é ainda mais crítica: cerca de 90% de todos os pacientes atendidos no mês de abril são do município de Cuiabá.

Comente esta notícia

Paulo sa 27/04/2024

E a Câmara continua fazendo seu papel ineficiente...só se esforça pelo povo quando é para aumentar o próprio salário ou a VI!

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1