facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 17 de Maio de 2025
17 de Maio de 2025

17 de Maio de 2025, 16h:58 - A | A

GERAL / GRIPE AVIÁRIA

México, Uruguai e Chile também suspendem importações de frango brasileiro

Países da América Latina também aderiram aos vetos

ALEXANDRE NOVAIS GARCIA
UOL



A confirmação da gripe aviária em uma granja no Rio Grande do Sul resultou na suspensão das exportações de frango para os principais consumidores da proteína nacional.

Até o momento, China, União Europeia, Argentina, Uruguai, Chile, México, Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes e Filipinas já restringiram, total ou parcialmente, a compra do frango brasileiro.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Emergência sanitária é decretada após caso de gripe aviária. A determinação do Ministério da Agricultura para inibir novos contágios vale por 60 dias e motivou a suspensão das exportações nacionais para parceiros comerciais. Algumas restrições são limitadas à região do Rio Grande do Sul e outras barram as compras em todo o país.

China e União Europeia iniciaram as suspensões ontem. Os embargos para todo o território nacional foram confirmados pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em entrevistas concedidas na manhã de ontem, horas após a confirmação do primeiro caso do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais no Brasil. Leia mais em UOL.

Comente esta notícia