CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO
Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovaram nesta terça-feira (26), em primeira e em segunda votação, o projeto de lei que pretende dar ajuda financeira para os times da série A e B do Campeonato Brasileiro.
O texto, enviado pelo Governo de Mato Grosso segue agora para que o governador Mauro Mendes (DEM) o sancione.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O projeto (PL 963/2021) cria o Programa Mato Grosso série A e defende que seja incentivada e fortalecida a profissionalização do futebol.
Ao todo serão destinados R$ 3,5 milhões aos times da série A e R$ 1 milhão aos que estiverem na série B, repassados de forma parcelada.
Um substitutivo integral dos deputados Wilson Santos (PSDB), Dilmar Dal'Bosco (DEM) e Gilberto Cattani (PSL), dispõe que, quando não houver time mato-grossense nas categorias maiores, os recursos para os times de série C e D.
Durante as discussões, o deputado Lúdio Cabral (PT), que havia pedido vista na semana passada, se posicionou contrário à proposta. Ele ponderou que o governo estaria tentando "surfar" na boa fase do Cuiabá Esporte Clube, que ocupa 11° lugar na tabela da série A do Campeonato Brasileiro. Por sua vez, os deputados Wilson Santos, Eduardo Botelho (DEM), Delegado Claudinei (PSL) e Romoaldo Junior (MDB) defenderam o projeto.
As despesas serão custeadas pela Secretaria de Estado de de Cultura, Esporte e Lazer.