facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

06 de Fevereiro de 2023, 12h:44 - A | A

PODERES / MORTE EM ABORDAGEM

Deputado sai em defesa de PM que matou jovem em abordagem: "Legítima defesa"

Diego Kalininski, de 25 anos, morreu na madrugada de domingo (5), após reagir à abordagem e agredir o policial para evitar ser conduzido.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT



Por meio de uma postagem em seu perfil no Instagram, o deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) saiu em defesa dos policiais militares envolvidos na ocorrência que terminou na morte de Diego Kalininski, de 25 anos, no final de semana na cidade de Vera (460 km de Cuiabá). Para ele, os militares agiram em “legítima defesa”.

Na avaliação do deputado, que é militar e atuou na PM por 18 anos, os militares cumpriram o Procedimento Operacional Padrão na ocorrência. Ele também destacou que ordem policial tem que ser cumprida.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

"A Polícia Militar foi acionada no município de Vera, em Mato Grosso, para atender uma ocorrência de brigas, confusões de bebedeiras, os policiais militares cumprindo o procedimento operacional padrão “POP”, de posse de um bastão “Arma menos que letal” deram voz de prisão ao agressor, o agressor resistindo à ordem policial no momento de ser colocado no camburão da viatura reagiu, desferindo um soco no rosto do policial militar, que a todo momento verbalizando e se afastando com passos para trás e o agressor partindo para cima chegando a TOMAR O BASTÃO DAS MÃOS DO POLÍCIAL e tentou bater com o bastão no policial, que em defesa de sua integridade física e sua vida sacou da arma e disparou contra o agressor, vindo este a óbito", escreveu.

"Atualmente sou Deputado Estadual, mas servi à Polícia Militar por 18 anos, somos treinados para disparar uma arma em último caso e infelizmente esta ocorrência chegou neste nível. (...) Ordem policial tem que ser acatada, jamais ataque contra a vida de um agente público devidamente fardado em serviço”, destacou.

O caso

Foi na madrugada de domingo (05), quando a PM foi acionada por moradores, sobre uma situação de som alto. Durante a abordagem, houve uma confusão e a vítima reagiu – assim como um outro rapaz que seria amigo dela – na tentativa de evitar que ele fosse conduzido.

Em determinado momento, Diego partiu pra cima de um dos PM que tentava algema-lo e coloca-lo na viatura, com socos no rosto. Ele ainda conseguiu tomar o cacetete do PM e quando foi golpear o militar, ele foi alvejado com dois tiros.

Na ocasião, o irmão de Diego também foi baleado e está internado. Atual estado de saúde dele não foi revelado.

LEIA MAIS - Populares atacam PMs e homem e morto a tiros; As imagens são fortes

 

 Corregedoria da Polícia Militar abriu um inquérito para investigar a conduta dos policiais na ocorrência. Eles também foram afastados das atividades até conclusão das investigações. 

LEIA MAIS - Comandante aponta crise de autoridade de jovem ao esmurrar PMs e excesso de álcool como combustíveis da desordem

Comente esta notícia

muito louco 07/02/2023

O moleque era arruaceiro, já tinha BO reagiu a ordem de uma autoridade, foi pra cima para tentar tirar o cassetete do policial e ai levou o que ra esperado, bala, legitima defesa, concordo, esse povo de hoje não respeita ninguem.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1