facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Setembro de 2025
06 de Setembro de 2025

06 de Setembro de 2025, 14h:50 - A | A

PODERES / IMPACTA SOBERANIA NACIONAL

Deputado do PSOL convoca audiência na Câmara para discutir Ovnis

Segundo Chico Alencar, o objetivo é debater sobre possíveis impactos sobre a soberania nacional.

DO O ANTAGONISTA



O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) agendou uma audiência pública sobre Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis) para 16 de setembro, na Câmara. O objetivo, segundo o parlamentar, é discutir o tema em conexão com a Lei de Acesso à Informação (LAI) e possíveis impactos sobre a soberania nacional.

Para o Chico Alencar, o debate não se restringe a naves extraterrestres:

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Um Ovni não significa uma nave extraterrestre; o termo é utilizado para descrever algo que não pôde ser identificado por quem observou o fenômeno”, afirmou.

Ele citou a audiência realizada pelo Congresso dos Estados Unidos em 2022, quando militares relataram experiências com avistamentos, destacando riscos à aviação e à segurança nacional.

“Todo elemento que a gente tem dúvida acaba sendo trancafiado a sete chaves, esse sigilo aumenta a expectativa”, disse Alencar à CNN Brasil.

Segundo o deputado, o debate visa garantir o direito à informação e avaliar possíveis impactos estratégicos relacionados aos Ovnis.

Entre os especialistas convidados estão Thiago Ticchetti, pesquisador ufológico há mais de 30 anos; Vitório Pacaccini, ex-membro do CICOANI; Marco Antônio Petit de Castro, presidente da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU); Fernando de Aragão Ramalho, vice-presidente da CBU; e Wagner Vital, engenheiro e pesquisador de fenômenos anômalos.

O deputado também citou os relatórios do SIOANI (Sistema de Investigação de Objetivos Aéreos Não Identificados), que funcionou entre 1969 e 1972 sob responsabilidade da Força Aérea Brasileira, documentos disponíveis pelo Arquivo Nacional.

Comente esta notícia