DO O ANTAGONISTA
O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) agendou uma audiência pública sobre Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis) para 16 de setembro, na Câmara. O objetivo, segundo o parlamentar, é discutir o tema em conexão com a Lei de Acesso à Informação (LAI) e possíveis impactos sobre a soberania nacional.
Para o Chico Alencar, o debate não se restringe a naves extraterrestres:
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Um Ovni não significa uma nave extraterrestre; o termo é utilizado para descrever algo que não pôde ser identificado por quem observou o fenômeno”, afirmou.
Ele citou a audiência realizada pelo Congresso dos Estados Unidos em 2022, quando militares relataram experiências com avistamentos, destacando riscos à aviação e à segurança nacional.
“Todo elemento que a gente tem dúvida acaba sendo trancafiado a sete chaves, esse sigilo aumenta a expectativa”, disse Alencar à CNN Brasil.
Segundo o deputado, o debate visa garantir o direito à informação e avaliar possíveis impactos estratégicos relacionados aos Ovnis.
Entre os especialistas convidados estão Thiago Ticchetti, pesquisador ufológico há mais de 30 anos; Vitório Pacaccini, ex-membro do CICOANI; Marco Antônio Petit de Castro, presidente da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU); Fernando de Aragão Ramalho, vice-presidente da CBU; e Wagner Vital, engenheiro e pesquisador de fenômenos anômalos.
O deputado também citou os relatórios do SIOANI (Sistema de Investigação de Objetivos Aéreos Não Identificados), que funcionou entre 1969 e 1972 sob responsabilidade da Força Aérea Brasileira, documentos disponíveis pelo Arquivo Nacional.