DA REDAÇÃO
Em vídeo gravado pelo Ministério Público Federal (MPF), o empresário e delator Alan Malouf detalha como funcionou o pagamento de “Caixa 2” durante a campanha do governador Pedro Taques (PSDB), eleito ao Governo no primeiro turno das eleições de 2014.
Malouf conta que os recursos não declarados à Justiça Eleitoral eram feitos por Júlio Modesto, ex-secretário de Gestão e da Casa Civil, e um grupo de empresários ao qual liderava.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Segundo o delator, a eleição do tucano deixou uma dívida de R$ 7 milhões. O compromisso é que o valor fosse pago com “ajuda” dos
Em umas das conversas, Taques teria dito ao delator: “Se vocês puderem fazer isso pra mim, não tem nem como agradecer”.
empresários Marcelo Maluf, Juliano Bortoloto da Todimo, Erivelto Gasques da City Lar, Fernando Minosso e Alan Malouf por meio de “Caixa 2”. (veja lista abaixo).
No entanto, para quitar os fornecedores, o grupo cobrava 1,5% pela transação.
Na gravação, Malouf explica que todas as decisões do grupo eram comunicadas diretamente ao governador Pedro Taques, que não podia participar das reuniões na casa de Alan.
Em umas das conversas, Taques teria dito ao delator: “Se vocês puderem fazer isso pra mim, não tem nem como agradecer”.
Alan Malouf disse ainda que após as decisões de qual empresa buscar aporte financeiro, o então governador eleito dizia se estava "de acordo ou não".
Somente o delator teria quitado R$ 2,5 milhões em dívidas por meio de “Caixa 2”.
Os valores pagos aos pelos demais empresários do grupo constam na planilha entregue por Alan Malouf aos procuradores da República.
Outro lado
Por nota, a assessoria de imprensa, afirmou que, assim como declarou desde de 2016, "o governador Pedro Taques nega a prática do chamado 'Caixa 2' em sua campanha eleitoral ao Governo de Mato Grosso em 2014 e tampouco autorizou vantagens indevidas a qualquer empresa durante o exercício do mandato. Apesar de citado por delator em acordo de delação premiada, Taques não é réu no processo da chamada “operação Rêmora” e terá direito a ampla defesa nos autos. O governador já constituiu advogados para atuar no processo e garantir que a verdade prevaleça".
Confira lista:

Veja o vídeo:
(Vídeo obtido pelo site Olhar Direto)