facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Março de 2025
26 de Março de 2025

16 de Fevereiro de 2025, 14h:02 - A | A

PODERES / PAUTA POLÊMICA

Cattani defende fim da Lei da Ficha Limpa: "Só serviu para soltar bandido"

O parlamentar defende que seja extinta a regra que torna inelegível por 8 anos os políticos condenados

VANESSA MORENO
DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT



O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) declarou que é contra a Lei da Ficha Limpa, que barra a participação de condenados por crimes graves nas eleições. Ele acredita que essa regra deve ser extinta, pois, segundo o deputado, só serviu para soltar bandido e perseguir gente honesta.

Tinha que ser extinta a Lei da Ficha Limpa. Só serviu para soltar bandido e perseguir gente honesta. Então ela não serviu de porcaria nenhuma”, disse o deputado.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

À imprensa, Cattani relembrou o caso da ex-juíza e ex-senadora eleita de Mato Grosso, Selma Arruda, que foi cassada pela prática de abuso de poder econômico e arrecadação ilícita de recursos nas eleições de 2018, e a comparou com o ex-prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), que embora não tenha nenhuma condenação que o impeça de disputar eleições, têm histórico de escândalos, como o vídeo em que ele aparece colocando dinheiro de propina no paletó e operações policiais durante sua gestão frente à Prefeitura de capital.

Porque a Selma Arruda está impedida de concorrer e o cara do paletó vai concorrer? A Lei da Ficha Limpa impediu isso?”, questionou Cattani.

Outro caso destacado pelo deputado foi do presidente da República, Lula da Silva (PT), que teve três condenações no âmbito da Operação Lava Jato anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em paralelo ao do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que ficou inelegível após uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Lei da Ficha Limpa impede que um cara condenado em três instâncias, por mais de 20 juízes, possa ser presidente da República? Não impediu, mas impede que um cara que nunca cometeu crime nenhum, como é o caso Bolsonaro, possa participar. É isso que a Lei da Ficha Limpa tá fazendo, por isso pra mim tinha que ser extinta. Não serviu de nada, pelo contrário, está sendo usada pra perseguir quem é honesto”, ressaltou Gilberto Cattani.

A Lei da Ficha Limpa foi sancionada em 2010 e impede que políticos condenados por crimes graves sejam condenados. 

O tema voltou a ser discutido após o deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) apresentar, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei Complementar 141/2023, a fim de reduzir o período de inelegibilidade dos políticos condenados de oito para dois anos, o que impactaria diretamente na Lei da Ficha Limpa.

Comente esta notícia

João Pinheiro Cunha 18/02/2025

Fico a imaginar como um cidadão como esse Cattani consegue ser representante do povo. Fico a imaginar os eleitores dele. Esse ser deveria ser banido da política. O nobre deputado ao invés de estar preocupado com políticas públicas para benfeitoria do nosso povo, fica preocupado em trabalhar para Bolsonaro. Bolsonaro e Lula deveriam ser extintos da política. Mas o problema não são desses políticos, e sim da gente, que fazemos as nossas escolhas erradas. Ainda bem que nem Bolsonaro e Lula me representa. Quem me representa é o povo BRASILEIRO de bem. Que quer o bem do nosso país em pró ao povo brasileiro.

positivo
0
negativo
0

Roberto 18/02/2025

Já fizeram a lei de não persecução penal, agora querem acabar com outra lei para ajudar bandidos.

positivo
1
negativo
0

Salas 17/02/2025

Deputado \"marca fraca\", só ver a trajetória dele.

positivo
1
negativo
0

Everaldo 17/02/2025

Isso mesmo. Vamos defender bandidos. Meu Bandido, minha vida...

positivo
3
negativo
0

Flavio 17/02/2025

Vale tudo para tentar livrar Bolsonaro da cadeira. O bolsonarismo não tem limites nem vergonha.

positivo
5
negativo
1

Jorge Melles 16/02/2025

CATTANI..Porisso votei em vc !!! Tem de por fim nessa historinha de barrar políticos ...pois; exatamente está servindo só pra favorecer os bandidos de plantão lulistas e ferrando os bons políticos !!! Pau neles!!!

positivo
2
negativo
5

Paulo Elias 16/02/2025

Agora com Bolsonaro inelegível, a ficha limpa não serve para nada. O problema não é por causa da ficha limpa, o problema da direita é livrar o Bolsonaro para ser candidato em 2026. Porque não falam das leis Brasileira que é de 1940 e nenhum político fala nada. Tanta coisa pra fazer o deputado ou os políticos estão preocupadas com a lei da ficha limpa? Vai trabalhar Cattani.

positivo
4
negativo
1

Wilma Comim 16/02/2025

Se a lei da ficha limpa só serviu para soltar bandido, agora o deputado quer destruir a lei para proteger bandidos amigos? Acorda Brasil! Deixem de ter políticos de estimação, caso contrário, é só rumo ao precipício sem retorno, e a verdadeira bandidagem ficará eternamente agradecida.

positivo
4
negativo
1

8 comentários