facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

07 de Fevereiro de 2023, 15h:50 - A | A

PODERES / COM 15 ASSINATURAS

Câmara de Cuiabá cria CPI da Intervenção; membros são escolhidos até quinta

O pedido recebeu a assinatura de 15 parlamentares, todos integrantes da base aliada do prefeito da Capital Emanuel Pinheiro (MDB).

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT



O requerimento que pretende criar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar os atos da equipe de intervenção do Governo de Mato Grosso na Secretaria de Saúde de Cuiabá foi lido na sessão desta terça-feira (07), na Câmara Municipal. Agora, o presidente, vereador Luis Cláudio (PP), tem até o dia 09 para escolha dos membros.

O pedido recebeu a assinatura de 15 parlamentares, todos integrantes da base aliada do prefeito da Capital Emanuel Pinheiro (MDB).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Em suma, a comissão irá investigar possível desvio de finalidade dos atos praticados durante a intervenção, que foi de 28 de dezembro a 6 de janeiro.

Após a leitura, o autor do requerimento tem até a próxima quinta-feira (09), para nomear os membros da CPI para dar início aos trabalhos.

Oposição contra CPI

Na sessão desta terça-feira, alguns parlamentares viram motivações políticas na abertura das investigações. O vereador Fellipe Corrêa (Cidadania), por exemplo, disse que é inaceitável que aceitem que a Câmara seja utilizada politicamente para “questionar uma decisão do Poder Judiciário”.

“A intervenção foi determinada pela justiça, não foi uma decisão política [...] o meu papel nesta Casa será defender a credibilidade da casa do povo e a Casa do Povo não pode ser utilizada pra lançar dúvidas sobre decisão judicial devidamente cumprida [...] Quantas pessoas foram mortas pela ineficácia, pela ingerência, pela corrupção, é isso q esta Casa tem que apurar”, disse.

Já Demilson Nogueira (PP) criticou a CPI afirmando que a situação da saúde só chegou a este ponto por má gestão da Prefeitura.

“Não faço oposição por oposição, mas tenho certeza que é pano de fundo para desviar o foco da má gestão de Cuiabá hoje [...] O interventor esteve lá por 7 dias e Emanuel Pinheiro há mais de 2 mil dias vem de uma forma muito dura com Cuiabá destruindo essa cidade”, declarou.

Leia mais

Base do prefeito quer CPI para investigar intervenção; Dilemário pede cassação de Emanuel por rombo de R$ 200 milhões

Comente esta notícia

Afonsão 08/02/2023

Quinze empregadinhos do corrupto do Paletó.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1