APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
A senadora Margareth Buzetti (PSD) definiu como absurda e já afirmou que irá votar contra a proposta aprovaa pela Câmara dos Deputados que aumenta de 513 para 531 o número de parlamentares.
“Já adianto o meu voto. Votarei não, quando esta proposta chegar ao Senado. Vejo muitos colegas parlamentares criticarem o corporativismo do Judiciário. O aparelhamento do Executivo, mas quando a mudança é no Legislativo, vale tudo? Tenha santa paciência”, disse a senadora.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“No que depender de mim, esse absurdo não passará. O Brasil não precisa de mais parlamentares. Precisa, sim, de mais trabalho dos parlamentares que já estão aqui”, acrescentou.
A regra que estabelece o número de deputados federais é clara: a distribuição das cadeiras por estado vai respeitar o número de habitantes por cada unidade da federação. Contudo, estados grandes como a Bahia e o Recife, por exemplo, seriam prejudicados.
Teve início uma mobilização para mudar a regra, ao invés de diminuir as cadeiras desses estados que perderam habitantes, os deputados propuseram apenas aumentar as cadeiras dos estados que tiveram aumento na população.
“Ou seja, quando a regra me favorece, eu topo. Quando me prejudica, eu mudo a regra”, ironizou.
Ainda não há prazo para que a matéria chegue ao Senado, mas conforme o acordo firmado com o Supremo Tribunal Federal, o Congresso deve encerrar essa discussão até o dia 30 de junho.
Wilma Comim 18/05/2025
Concordo plenamente. Isso é um absurdo! Temos é que exigir a diminuição desses sanguessugas dos nossos suados impostos .
1 comentários