facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

01 de Fevereiro de 2023, 18h:52 - A | A

PODERES / VITÓRIA DO CENTRÃO

Arthur Lira permanece na presidência da Câmara dos Deputados até 2025

Parlamentar de Alagoas demonstra força política ao angariar 464 votos da base do governo, independentes e oposição.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT



O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados em sessão realizada nesta quarta-feira (01). Lira era o favorito na disputa e conseguiu os apoios dos parlamentares da base do governo e também daqueles que são ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Todos os deputados federais mato-grossenses já haviam declarado apoio ao candidato vitorioso, como antecipou o RepórterMT.

Lira recebeu 464 votos contra 21 do seu adversário Chico Alecar (PSOL-RJ). Marcel van Hattem (Novo-RS), teve 19 votos. Cinco votaram em branco.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Ele abriu o discurso da vitória agradecendo aos 464 votos que o reconduziram ao cargo. "Um resultado que me impulsiona a seguir focado na condução de projetos para o país. Nesta casa a vontade da maioria sempre prevalece sem cercear os direitos da minoria. O Brasil é uma democracia madura que luta e defende a liberdade, direito ao contraditório e melhoria da vida do brasileiro".

Lira ressaltou que o direito à liberdade de expressão não pode ser um pretexto para ameaça ao regime democrático.

LEIA MAIS - Arthur Lira é consenso entre deputados federais de MT para comando da Câmara

“Faço a defesa firme do nosso sagrado direito à liberdade de expressão desde que isso não represente uma ameaça ao único regime que nos concede esse direito, que é a nossa democracia", afirmou.

O parlamentar fez questão de ressaltar que jamais concordará “passivamente” com a invalidação dos atos da Câmara dos Deputados por tribunais superiores. A fala é entendida como um gesto aos parlamentares que se veem envolvidos em ações judiciais, especialmente no Supremo Tribunal Federal (STF).

Lira ressaltou que é o momento de “desarmar os espíritos”, “respeitar a opinião diversa” e lembrou que “é na conversa e no debate civilizado, e principalmente no voto, que se constrói a maioria”.

“Quero aqui com muita ênfase destacar aqui que se o plenário fala pela vontade da maior parcela de deputados, se eleito, jamais concordarei passivamente com a invalidação de atos, por recursos de uma minoria, em tribunais superiores”, disse.

Com relação ao Poder Executivo, o deputado disse que espera manter “não uma relação de subordinação, mas um pacto para aprimorar e avançar nas políticas públicas”.

Comente esta notícia