facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Outubro de 2025
05 de Outubro de 2025

05 de Outubro de 2025, 14h:00 - A | A

PODERES / EFEITO OBRAS DO BRT

Abilio propõe escalonamento e home office para aliviar trânsito em Cuiabá

Medida visa amenizar o trânsito quando a implantação do modal chegar perto do Centro da Capital.

VANESSA MORENO
DO REPÓRTERMT



O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) informou que, quando as obras de implantação do Bus Rapid Transit (BRT) chegaram próximo ao Centro da cidade, que é onde fica localizada a sede da Prefeitura de Cuiabá, ele vai alterar os horários de funcionamento dos órgãos municipais e implantar escalas de home office para diminuir o fluxo de veículos nas ruas e amenizar o congestionamento.

“O momento que a obra passar pelo Centro a gente vai alterar os nossos horários de funcionamento, criando escalonamento de horário. O servidor não vai precisar vir todos os dias, a gente vai intercalar. Um grupo de servidor vem em um dia, outro grupo no outro e faz um home office intercalado nesses dias pra gente diminuir o fluxo de veículos no Centro da cidade quando a obra chegar próximo”, disse o prefeito em coletiva de imprensa.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Além disso, Abilio sugeriu ao Governo do Estado que também faça o escalonamento, uma vez que as obras avançam pela Avenida Historiador Rubens de Mendonça, popularmente conhecida como Avenida do CPA, e tem sido motivo de reclamação por parte da população devido ao trânsito intenso e à diminuição de retornos e saídas da via.

A maioria dos órgãos estaduais, além de órgãos do Judiciário, ficam localizados no Centro Político Administrativo e a maioria dos acessos são realizados através da avenida em obras. De acordo com o prefeito, a ausência de vias paralelas é um grande problema, principalmente durante os horários de pico.

“A Avenida Rubens de Mendonça ela é uma via estrutural com finalidade de acesso ao Centro Político Administrativo. O grande problema ali é o horário de chegada ao Centro Político Administrativo e o horário de saída”, destacou Abilio.

“Uma das sugestões que eu poderia fazer ao Governo do Estado é a alternância de horário de funcionamento”, acrescentou.

Apesar das alternativas apresentadas, Abilio Brunini deixou claro que a única forma de resolver efetivamente o problema de acesso e mobilidade na Avenida do CPA é terminando as obras.

A implantação do BRT tive início em 2022 e prevê dois grandes corredores. O primeiro, que é o que está sendo feito, conecta o Terminal do CPA ao novo Terminal de Várzea Grande, localizado atrás do aeroporto.

O segundo corredor vai partir do Terminal do Coxipó, próximo ao viaduto do Parque Cuiabá, seguir pela Avenida Fernando Corrêa da Costa e Avenida Coronel Escolástico e terminar no centro da capital.

Ainda não há previsão exata de conclusão total das obras. 

Comente esta notícia