DO REPÓRTERMT
O tarifaço determinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, começa a vigorar nesta quarta-feira (6), com taxas de 50% impostas a parte dos produtos provenientes do Brasil. A medida afeta 35,9% das mercadorias enviadas ao país americano, o que representa 4% das exportações brasileiras.
Aproximadamente 700 produtos, incluindo combustíveis, aeronaves e energia, se safaram da taxação, porém, alguns mantimentos como o café, frutas e carnes estão na lista dos taxados em 50%.
Leia mais - Trump impõe tarifa de 50% a produtos do Brasil
O presidente norte-americano justificou a ordem executiva por uma "emergência nacional" em razão das políticas e ações "incomuns" e "extraordinárias" do governo brasileiro que, segundo o republicano, prejudicam empresas norte-americanas, os direitos de liberdade de expressão dos cidadãos dos EUA e a política externa e a economia do país, de modo geral.
Trump também cita como justificativa para a medida o que considera como "perseguição, intimidação, assédio, censura e processo politicamente motivado" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de liderar uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.
Wilma Comim 06/08/2025
Vamos agradecer pelas consequências da não investigação das famigeradas rachadinhas.
1 comentários