facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Maio de 2025
15 de Maio de 2025

16 de Novembro de 2023, 16h:53 - A | A

PAPO RETO / OPERAÇÃO HERMES II

Servidor do IFMT citado em esquema de compra ilegal de mercúrio pede afastamento

DO REPÓRTER MT



O servidor Marcus Vinicius Taques Arruda pediu afastamento da presidência da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Funadif), depois de ser citado na investigação da Polícia Federal como um dos financiadores do esquema de comércio ilegal de mercúrio revelado na segunda fase da Operação Hermes, deflagrada pela Polícia Federal no dia 10 de novembro (sexta).

Segundo a Polícia Federal, o esquema gerou um prejuízo de mais de R$ 5 bilhões aos cofres do Governo Federal. Ao todo, 45 pessoas foram identificadas como os compradores que movimentaram mais de cinco toneladas de mercúrio ilegal em apenas dois anos.

Em nota, o Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) disse que Marcus Taques já não era mais pró-reitor quando a operação foi realizada. Além disso, confirmou que ele pediu afastamento e que a Fundação está em “processo de constituição”.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia