DA REDAÇÃO
Um vídeo que circula pelas redes sociais, nesta sexta-feira (30) e que foi publicado no Youtube, no qual um grupo aparece lavando objetos semelhantes a pepitas gigantes de ouro, está sendo divulgado como o "achado" de 8 kg do minério, que teria sido encontrado por garimpeiros, supostamente na Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda, pouco antes de deixarem a área devido à órdem judicial.
A coluna tentou confirmar a veracidade das imagens junto às Polícias Federal e Civil, além de fontes em Pontes e Lacerda, mas devido ao feriado prolongado, que para os servidores públicos já começou nesta sexta-feira (30), não conseguimos a confirmação de ninguém.
Caso o material exibido seja realmente ouro e retirado da Serra do Caldeirão, o grupo teve grande sorte ao 'driblar' os policiais federais que monitoram entrada e saída da do garimpo, proibindo que se instalem novos garimpeiros e também apreendendo ouro e equipamentos daqueles que insistiram em permanecer no local.
Nesta quinta a PF divulgou que está preparada para iniciar uma operação de retirada à força, daqueles que permanecem no garimpo, a qualquer momento.
VEJA O VÍDEO