REPÓRTER MT
A galeria de artes do Sesc Arsenal vai inaugurar nesta terça-feira (06) a exposição “Diretas Já: 40 anos de legado e transformações”, que homenageia os 40 anos do movimento Diretas Já e as contribuições do ex-governador de Mato Grosso Dante Martins de Oliveira à democracia brasileira. A mostra segue até o dia 18 de outubro e a entrada é gratuita.
Com uma diversidade de fotografias, quadros, recortes de jornais e objetos pessoais de Dante, a exposição é promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), em parceria com o Instituto Dante de Oliveira e grupo de trabalho formado por pensadores, estudiosos do tema, historiadores e jornalistas.
“Diretas Já” é o movimento que ganhou o apoio de diversos partidos políticos e a adesão de diferentes setores da sociedade, após 21 anos sem eleições para presidente da República. A proposta de emenda constitucional, apresentada pelo então deputado federal por Mato Grosso, Dante de Oliveira, pedia eleições diretas, e foi colocada em votação no dia 25 de abril de 1984.
Na exposição, os visitantes encontrarão uma narrativa sequenciada em cinco setores, onde cada um abordará um contexto sobre a temática da mostra: o que foi o movimento; contexto histórico; protagonistas; os comícios e; Dante de Oliveira.
O horário de funcionamento da galeria do Sesc Arsenal é de terça-feira a sábado, das 14h às 21h e aos domingos das 15h às 21h.