DA REDAÇÃO
Com a viagem do governador Pedro Taques (PSDB) à China e do vice, Carlos Fávaro, à Alemanha, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), responderá como chefe do Executivo, embora garanta que nem vai ocupar o Palácio Paiaguás devido ao curto período de tempo.
O vice-presidente da Assembleia, deputado Gilmar Fabris (PSD), que foi solto no dia 25 de outubro após permanecer 40 dias preso no Carumbé por obstrução à Justiça no âmbito da Operação Malebolge, deveria assumir o comando do Legislativo, mas já anunciou que está com um "problema de saúde" e, por isso, não pode assumir o posto. É o efeito cadeia.
O segundo-vice-presidente, deputado Max Russi, está licenciado do cargo e responde pelo comando da Casa Civil do estado, após ter passado também pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social.
Com isso, quem responderá pela Assembleia Legislativa durante os dias em que Taques e Fávaro estiverem em viagem é o primeiro-secretário Guilherme Maluf, que foi presidente do Parlamento Estadual no biênio 2015-2016.