MARCIA MATOS
DA REDAÇÃO
Apesar das especulações, o deputado José Domingos Fraga (PSD) afirmou ao RepórterMT que não está articulando nos bastidores para assumir uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE) como conselheiro, conforme os boatos políticos. Mesmo com a previsão de que o conselheiro Humberto Bosaipo se aposente proporcionalmente ainda este mês , à reportagem, Fraga frisou que não teria conhecimento de que seria aberta uma vaga no Tribunal.
“Não tenho nenhum convite feito pela Assembleia, tampouco estou sabendo disso. Não está abrindo nenhuma vaga no TCE. Ninguém sabe. Eu desconheço a abertura de vagas e mais é a especulação mesmo, se nos bastidores não tem nenhum convite formal”, frisou. A vaga de Bosaipo é uma indicação da Assembleia Legislativa, mas Fraga desconversou e disse que na Casa os deputados ignoram a saída do conselheiro e portanto não articulam quem poderia ter a chance de deixar o Parlamento para se tornar um membro do TCE.
É a Assembleia que vai indicar o substituto de Bosaipo. Além de passar por uma sabatina, o indicado deve ter a aprovação do governador do Estado [Silval Barbosa- PMDB], que inclusive é um dos cotados para assumir o cargo, já que seu mandato se encerra no dia 31 de dezembro.
APOSENTADO E JULGADO
Bosaipo está afastado de suas funções de conselheiro desde março de 2011 por uma decisão do Tribunal Superior de Justiça.
Em dezembro deve ocorrer no STJ o julgamento dos casos de improbidade administrativa do conselheiro, referentes ao período em que foi presidente e primeiro secretário da Assembleia Legislativa.