facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 09 de Julho de 2025
09 de Julho de 2025

11 de Agosto de 2020, 09h:50 - A | A

OPINIÃO / PAULO WAGNER

Boa Esperança do Norte, o sonho de emancipação se tornou realidade

Uma saga de trabalho, luta e pioneirismo por um ideal de autonomia e progresso



A eleição deste ano de 2020 trará a concretização de um sonho, a emancipação administrativa de Boa Esperança do Norte como município. Um sonho que começou lá atrás, graças a coragem e o espirito empreendedor de Alberto Luís Francio e sua família, que vinda de Videira no Estado de Santa Catarina iniciou, junto com outras famílias de pioneiros, o trabalho de fundação do que viria se tornar o próspero município de Sorriso, localizado a 420 km de Cuiabá.

Mas a saga pioneira de Alberto Luís Francio e sua família constituída também pela matriarca Maria Leni Francio e os filhos Felipe Francio, Florence Francio e Calebe Francesco Francio, estava só começando. E foi assim que depois de desbravar a região onde nasceu Sorriso, ele resolveu com um grupo de trabalhadores destemidos e empreendedores abrir uma nova fronteira agrícola em Mato Grosso. Transformando o inóspito cerrado da região, onde se encontra hoje Boa Esperança do Norte, num oásis verde de abundância, prosperidade, trabalho e renda para milhares de famílias que se instalaram em assentamentos de pequeno, médio e grande porte na região.

Dos assentamentos surgiu um distrito que sozinho produziu na última safra 1.000.000 de toneladas de soja e 980.000 toneladas de milho. Surgiu também uma cidade que vem crescendo a cada dia, com índices elevados de desenvolvimento humano (IDH) e uma estrutura urbana  considerável, com  escolas, delegacia, hospital, agência dos correios, banco, comércio, empresas de serviços e outras benfeitorias construídas com muito trabalho e vontade de ter autonomia para se desenvolver mais ainda. Com este objetivo de progresso teve início, há 20 anos, a luta pela emancipação. Um trabalho cujo marco foi a Lei que criou, em março de 2000, o município de Boa Esperança do Norte.

Mas o que parecia um sonho consolidado, encontrou pela frente dificuldades políticas e entraves jurídicos movidos por forças contrárias à emancipação administrativa do município. Na época infelizmente, Boa Esperança do Norte foi criado, mas não conseguiu ser instalado pela Lei nº 7.264, de 29 de março de 2000. Um mandado de segurança, alegando inconstitucionalidade na Lei de criação do município, foi acatado pelo TRE naquele mesmo ano.

Para os defensores da emancipação de Boa Esperança do norte um fato inconcebível em todo este processo, é que os entraves políticos e jurídicos foram movidos por políticos de Nova Ubiratã, município que conseguiu sua emancipação, mas possui representantes que sempre tentaram impedir que Boa Esperança do Norte também conquistasse plena emancipação política e administrativa e progresso.

Mas a luta política e jurídica dos pioneiros, liderados desta vez por Calebe Francesco Francio, atual sub-prefeito de Boa Esperança do Norte, foi mais forte. Pois a mobilização pela autonomia conseguiu que o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) determinasse por unanimidade, no último dia 10 de junho, a criação e emancipação definitiva do município de Boa Esperança do Norte, que deixará de ser distrito de Sorriso.

Este ano a cidade terá, pela primeira vez, uma Câmara de Vereadores, um Prefeito e um vice-prefeito eleitos democraticamente pelo voto. Também contará com uma arrecadação autônoma de impostos, que possibilitará a realização de obras e a implantação de Políticas Públicas nas áreas de saúde, educação, geração de emprego e renda e outros benefícios diretos para população. Um sonho realizado, com a capacidade de impulsionar Boa Esperança do Norte rumo a sua vocação natural de autonomia e desenvolvimento. Uma conquista de décadas construída com o trabalho e o suor dos pioneiros, uma conquista que entrará este ano para a História.

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia