facebook instagram twitter
Cuiabá, 27 de Março de 2023
logo
27 de Março de 2023

18 de Novembro de 2018, 07h:55 - A | A

OPINIÃO / RONY CASTILHO

Biomedicina conquista cada vez mais profissionais

O biomédico tem condições de atuar em todos os níveis do setor de saúde.



No dia 20 de novembro comemora-se o Dia do Biomédico. Considerada uma área de fundamental importância no âmbito da saúde, a Biomedicina conta com mais de cem mil profissionais em todo o País. A profissão tem estado entre as mais populares impulsionada pelas 36 habilitações que incluem além de Análises clínicas, Toxicologia, Imagenologia, Análise de alimentos, Biomedicina estética, Acupuntura etc. O biomédico pode acumular várias habilitações desde que cumpridos em todas elas os requisitos estipulados pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).

O Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3) representa esta categoria profissional nos estados de Goiás - onde está a Sede; Minas Gerais – onde se encontram o maior número de biomédicos; e ainda nos estados de Mato Grosso, Tocantins e no Distrito Federal, onde há Seccionais desta entidade nas Capitais. A terceira jurisdição tem quase 12 mil biomédicos inscritos e esse quantitativo tende a crescer.

O biomédico tem condições de atuar em todos os níveis do setor de saúde, utilizando como base rigor científico e intelectual, sempre orientado pela conduta ética e pelos interesses da sociedade. É capaz de se integrar com os demais profissionais da área para execução técnica dos ensaios, interpretação, análise crítica dos resultados e gestão de serviços laboratoriais.

Uma maioria significativa exerce as Análises Clínicas porque é justamente esta área a que mais emprega. A especialidade é de fundamental importância para respaldar os diagnósticos médicos sejam de prevenção, identificação de doenças ou prescrição de medicamentos e terapias. Mas, outras áreas vêm se destacando. Uma delas é a Biomedicina Estética em constante crescimento.

Na data em que se comemora o Dia do Biomédico, a categoria reconhece a trajetória de sucesso percorrida até aqui e comemora. A expectativa é trabalhar cada vez mais para garantir a presença do biomédico em mais especialidades, dada a capacidade e completude do profissional, além da importância da profissão no contexto das profissões da área de saúde. Estamos motivados para o futuro.

Rony Marques de Castilho é presidente do Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia