Reprodução

Wilson Carlos Fuáh é escritor, radialista, cronista e observador atento da vida política e social de Mato Grosso, é graduado em Ciências Econômica.
WILSON CARLOS FUÁH
O grande segredo da vida profissional está em definir o melhor caminho e seguir em frente, aliando o nosso dom à escolha da profissão que realmente combina com aquilo que somos e desejamos realizar.
Aquele que souber dar esse passo inicial, com certeza, terá maiores possibilidades de encontrar felicidade em sua vida profissional. Quando passamos a sentir prazer naquilo que fazemos, a segunda-feira deixa de ser o começo de uma obrigação e passa a ser esperada como o melhor dia da semana. Afinal, trabalhar com prazer é uma das maiores conquistas que podemos alcançar.
>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!
Ninguém nasce pronto. Com o passar do tempo, vamos evoluindo e aprendendo com a própria vida, porque somos eternos aprendizes. E aprender exige tempo, experiência e, acima de tudo, vontade de não repetir os mesmos erros. É preciso evitar que ações impensadas se transformem, no futuro, em arrependimentos e problemas acumulados.
Tudo depende da nossa determinação e do trabalho que realizamos diariamente. Não podemos passar a vida esperando que alguém apareça para resolver os nossos problemas ou viver a nossa vida por nós.
Quando interiorizamos nossos problemas, transformando-os em segredos que carregamos silenciosamente, podemos estar escolhendo uma das piores formas de fuga. É como ignorar toda uma história de lutas, experiências e conquistas e, ao mesmo tempo, desistir da construção do próprio futuro.
O segredo do crescimento profissional está também no desenvolvimento do autocontrole. É ele que nos ensina a não desesperar diante das dificuldades e, principalmente, a não desistir por antecipação.
Antes de partir para a solução de um problema profissional, precisamos aprender a organizar nossas ideias e estabelecer as etapas que deverão ser cumpridas. Algumas metas serão de curto prazo; outras, de longo prazo. O importante é definir o início, estabelecer o prazo e determinar o que precisa ser realizado até chegarmos aos resultados esperados.
O prazo nos ensina que a esperança de conquistar alguma coisa não se encerra imediatamente. Quando iniciamos uma atividade profissional, precisamos compreender que o crescimento é evolutivo e que cada etapa precisa ser respeitada.
Existe uma verdade que cada profissional precisa compreender: muitas vezes, é necessário começar nos cargos mais simples para, com dedicação, experiência e competência, alcançar os patamares mais altos da vida profissional.
Para isso, as metas precisam ser planejadas e respeitadas. É necessário estabelecer datas, cumprir etapas e compreender que cada conquista faz parte de uma caminhada maior.
Quando vemos um profissional que, diante do primeiro problema dentro de uma empresa, simplesmente “vira as costas” e vai embora, podemos dizer que ele está pensando no curto prazo.
Quem conduz a vida profissional exclusivamente pelo pensamento de curto prazo pode transformar qualquer desentendimento com um superior em motivo para desistência. É aquele momento em que a pessoa pensa: “Não levo desaforo para casa”.
Pode até não levar o desaforo para casa, mas poderá levar consigo algo muito mais pesado: o prejuízo causado à própria evolução profissional.
Quando, porém, adotamos o crescimento de longo prazo como princípio de vida, os conflitos de hierarquia passam a ser encarados como experiências e oportunidades de aprendizado. Nem todo confronto precisa ser uma batalha; alguns podem ser verdadeiras aulas sobre comportamento, liderança, convivência e maturidade.
Por isso, o profissional precisa desenvolver equilíbrio nas suas decisões.
É necessário aprender a “engolir sapos” quando isso representar inteligência, estratégia e preservação de um objetivo maior. Isso não significa aceitar humilhações ou abrir mão da própria dignidade. Significa saber diferenciar uma injustiça que precisa ser enfrentada de uma dificuldade que pode ser transformada em aprendizado.
O foco profissional nasce justamente dessa capacidade de não desistir diante das primeiras dificuldades.
Ninguém chega ao topo de uma montanha dando saltos. É preciso respeitar o passo a passo, cumprir prazos, superar etapas e compreender que a chegada ao objetivo final estará quase sempre acompanhada de cansaço, dúvidas e obstáculos.
Mas vencem aqueles que entendem que a desistência não pode fazer parte de seus projetos de vida.
Para vencer, precisamos aprender a “tirar leite até das pedras”. Nada na vida vem de graça. O cenário de facilidades permanentes não existe.
E tenha certeza: muitos dos milagres que acontecem a nosso favor começam dentro de nós mesmos.
São produzidos pela determinação, pela disciplina, pela capacidade de acreditar, pela coragem de recomeçar e pelo esforço pessoal.
Por isso, precisamos alimentar nossa mente com pensamentos de vitória, mas não apenas com desejos. É necessário transformar desejos em planejamento, planejamento em etapas e etapas em atitudes.
Quando estabelecemos prazos para cada conquista, respeitamos o tempo necessário para cada etapa e mantemos a determinação diante das dificuldades, nossas metas passam a deixar de ser simples sonhos e começam a se transformar em resultados.
O sucesso, então, não acontece por acaso.
Ele é construído diariamente.
E talvez seja justamente por isso que algumas pessoas acordam na segunda-feira reclamando do fim do descanso, enquanto outras acordam felizes porque estão retornando ao lugar onde encontram realização.
A diferença está na maneira como cada um escolheu construir a própria vida profissional.
Para quem encontrou o seu caminho, segunda-feira não é castigo.
Wilson Carlos Fuáh é escritor, radialista, cronista e observador atento da vida política e social de Mato Grosso, é graduado em Ciências Econômica. Fale com o Autor: [email protected]












