Cuiabá, 26 de Setembro de 2022
logo

15 de Dezembro de 2013, 15h:15 - A | A

OPINIÃO / ANTERO PAES DE BARROS

As mudanças começaram

São muitas e significativas as transformações promovidas por Mauro Mendes

ANTERO PAES DE BARROS



“É hora de mudar. É hora de fazer diferente. Eu quero o mais preparado. Pra cuidar da gente”. Esse era o bordão da música de campanha, no segundo turno, do candidato Mauro Mendes. A composição foi de um publicitário cuiabano, Thyago Mourão, formado na Universidade Federal de Mato Grosso, e o conteúdo estava baseado no sentimento da população extraído de uma pesquisa qualitativa feita pelo Instituto Vetor, um dos institutos de pesquisa a orientar internamente a comunicação de Mauro Mendes.

Quase um ano de gestão Mauro Mendes já é possível dizer à população cuiabana que o governo de mudanças prometido nas praças públicas pelo prefeito está acontecendo. São muitas e significativas as transformações promovidas por Mauro Mendes e algumas delas adquirirão no futuro importante significado histórico. Analisemos:

1 – O prefeito Mauro Mendes estabeleceu uma relação diferente e com a Câmara Municipal de Cuiabá. Não é de hoje que a população constata que as chantagens anunciadas pelo Poder Legislativo, quase sempre são exitosas diante de vacilantes chefes do Poder Executivo, pois quase todos, em nome da necessária conquista da maioria, acabam ferindo princípios e estabelecendo relações indevidas entre poderes. Com Mauro Mendes foi diferente. Ele colocou o pé na porta e impediu que um presidente da Câmara, jovem e despreparado, fizesse um assalto aos cofres da prefeitura. Sem desrespeitar o Poder Legislativo, tratou logo de demonstrar que fora da lei não passaria nenhum centavo a mais, por respeito ao dinheiro do contribuinte. O tempo tratou de dar razão a Mauro Mendes e a sociedade sabe que o Poder Legislativo necessita ser repensado, para não continuar sendo uma instituição de gastança e inibidora do desenvolvimento.

2 – Mauro Mendes não teve nenhum receio em enfrentar a considerada elite econômica da cidade. É a primeira vez que um prefeito cobra tributo dos ricos, batendo à porta do Poder Judiciário e tomando medidas efetivas que possibilitem à cidade ter os recursos para melhorar a sua infraestrutura. A prefeitura ajuizou ações contra os poderosos e isso possibilitou aumento da receita do IPTU e o sucesso de programas como o Novos Caminhos.

3 – No mesmo rumo de enfrentamento com a elite econômica, Mauro Mendes não titubeou em dar um choque de ordem também no trânsito. Aos poucos, os proprietários de veículos vão percebendo que as sinalizações para não estacionar em locais proibidos devem ser respeitadas em Cuiabá, sob o risco de ver o seu automóvel guinchado. Medida simples, mas de muita eficácia.

4 – O prefeito também não titubeou em punir a corrupção. Os funcionários que cobravam propina internamente na prefeitura foram descobertos e exemplarmente punidos. Há que se destacar que esse processo especificamente teve início com Chico Galindo e posteriormente foi concluído com sucesso pelo prefeito. Além disso, ao auditar a folha de pagamentos, Mauro Mendes descobriu e exonerou mais de 200 fantasmas, que recebiam e não compareciam na prefeitura. Era a experiência e preparo do empresário bem-sucedido para proteger o dinheiro público.

5 – Nas relações institucionais, outra mudança importante: Mauro Mendes sabe que o seu principal adversário na campanha não foi o petista Lúdio, mas sim o apoio que este recebeu do governador Silval Barbosa. Assim que assumiu o mandato tratou de harmonizar as relações administrativas com o governador, mesmo diante de vozes discordantes em seu grupo político. O prefeito tem consciência de que foi eleito, não para brigar com o chefe do Executivo estadual, mas para harmonizar essas relações em benefício de Cuiabá. Mendes vem apoiando desde o início todas as inaugurações do governo do Estado e vem apresentando obras alternativas para melhorar Cuiabá com vistas à Copa do Mundo.

6 – As realizações no primeiro ano não têm sido poucas. O programa Novos Caminhos, tanto na área urbana como na zona rural, é um sucesso. Na saúde, mais que duplicou o número de atendimentos e promoveu uma reconciliação com os dentistas, o que serviu para melhorar muito o programa de saúde bucal. As escolas do município estão sendo reformadas, novas sendo construídas e o prefeito anunciou que daqui até o final do seu mandato vai construir pelo menos uma creche por mês, ampliando muito o atendimento às crianças e às mães trabalhadoras. Sobre as realizações, precisarei de outro artigo.

Mauro Mendes provou que era possível mudar e fazer diferente. As mudanças estão acontecendo. Que continuem!


*ANTERO PAES DE BARROS é radialista, jornalista, advogado, ex-vereador, deputado constituinte e senador da República. Escreve aos domingos no Diário e diariamente no blogdoantero.com.br

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia