facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Maio de 2025
19 de Maio de 2025

03 de Setembro de 2012, 09h:31 - A | A

NACIONAL / INFRAESTRUTURA

Conselho de desestatização aprova modelo de concessão do trem-bala

Resolução do conselho foi publicada nesta segunda-feira (3). Primeiro leilão do trem-bala está marcado para 29 de maio de 2013

G1



 

Resolução do Conselho Nacional de Desestatização publicada na edição desta segunda-feira (3) do "Diário Oficial da União" aprova o modelo de concessão da operação do trem-bala que vai ligar as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.

O governo marcou para 29 de maio de 2013 o primeiro leilão do trem-bala, que contratará a empresa que vai fornecer a tecnologia e operar o veículo. Vence quem oferecer o menor valor para a tarifa que será cobrada dos passageiros – o teto, para a viagem entre São Paulo e Rio, é de R$ 199.

O modelo prevê mais um leilão, onde serão contratadas empresas para construir a infraestrutura para a passagem do trem (trilhos, estações, etc). Ainda não há data para que essa licitação seja feita. O investimento previsto no trem-bala é de pelo menos R$ 33 bilhões.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A empresa que vencer o primeiro leilão (operador e tecnologia) será sócia da Empresa de Planejamento e Logística (SPL), estatal criada no mês passado pelo governo, na administração do trem-bala. O governo, através da EPL, será sócia minoritária do projeto, com cerca de 10% das ações, mas terá direito a veto em assuntos sensíveis.

Comente esta notícia

Mary Huang 06/09/2012

Estou interessado O governo marcou para 29 de maio de 2013 o primeiro leilão do trem-bala. Eu tenho recursos financeiros e tecnologia.Eu expection eu tenho oportunidade de leiloar esse projeto.

positivo
0
negativo
0

1 comentários