Cuiabá, 27 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
27 de Setembro de 2026

18 de Outubro de 2014, 19h:40 - A | A

JUDICIÁRIO / TAPETÃO DA ASSEMBLEIA

Viana promete mais CPIs e não dar descanso a Silval Barbosa e Riva

Os contratos das obras da Copa e as despesas da Assembleia Legislativa seriam os principais alvos do pedetista que conta com a força do governo de Taques na próxima legislatura.

RepórterMT

Viana ainda frisou que é difícil instalar as desejadas CPIs nesta legislatura porque a Casa pode acatar apenas três ao mesmo.

Viana ainda frisou que é difícil instalar as desejadas CPIs nesta legislatura porque a Casa pode acatar apenas três ao mesmo.

MARCIA MATOS
DA REDAÇÃO



Não satisfeito em ter apresentado somente a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) investigação dos contratos da empreiteira Trimec com o governo do Estado, nesta quinta-feira (16), o deputado Zeca Viana (PDT), oposição declarada do governo Silval Barbosa (PMDB) e porta voz do governador eleito Pedro Taques (PDT) na Assembleia Legislativa, já avisou  que não vai parar por aí, e pretende unir o grupo da oposição para apresentar outras CPIs para investigar ações do governo Silval Barbosa e até mesmo do deputado José Riva (PSD), enquanto presidente da Assembleia.

“As obras da Copa, incluindo o VLT, e da Assembleia dependendo se eu conseguir assinaturas, mas eu não sei se uma CPI da Assembleia vai resolver, como se diz: é o julgador querendo julgar ele mesmo é meio difícil, né?”, declarou.

De acordo com o deputado, há indícios de que as despesas do parlamento estadual estariam superfaturadas.

“O que falam é que gastam demais, mas não sei. O próprio deputado Mauro falou semana passada que vai economizar R$ 20 milhões por ano [se for eleito presidente]. Lá só quem sabe das coisas é só o pessoal da Mesa [Diretora]”, relatou.

Viana ainda frisou que é difícil instalar as desejadas CPIs nesta legislatura porque a Casa pode acatar apenas três de forma simultânea. Duas já foram apresentadas esta semana e o ano legislativo encerra no dia 22 de dezembro, mas ele afirma que os trabalhos de investigação terão mais forma a partir da próxima legislatura, porque com Taques no comando, os deputados hoje da oposição, no próximo ano, serão situação e terão mais força no parlamento.

“Eu não tenho dúvida que coisa errada, nós não vamos jogar para baixo do tapete. Nós vamos seguir a lei, o que a lei determinar, ninguém vai assumir o governo olhando para o retrovisor, mas nós não vamos fechar a gaveta para ninguém também”, declarou.

Ainda sobre as obras da Copa, Viana lembra que são várias as possíveis irregularidades a serem averiguadas.

“O próprio Ministério Público Estadual lá atrás surgiu a denúncia que teve um desvio de R$ 80 milhões só na licitação, o Ministério Público investigou um pouco e recuou. Também as cadeiras do estádio [Arena Pantanal], onde todos os outros estádios compraram três cadeiras aqui compraram uma, o Ministério Público também tentou andar e recuou”, ressaltou. 

Outra CPI proposta pelo pedetista é para averiguar a destinação dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) desde 2010. Os recursos do Fundo também foram usados para a construção das Obras da Copa e o deputado quer saber a aplicação exata dos mesmos, devido suspeitas de desvios.

Comente esta notícia