facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 23 de Julho de 2025
23 de Julho de 2025

23 de Julho de 2025, 09h:00 - A | A

GERAL / NOVA LEI

Veterinários de Cuiabá serão obrigados a denunciar suspeitas de abusos contra animais

Medida foi aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito da Capital.

DO REPÓRTERMT



O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), sancionou a lei aprovada pela Câmara Municipal que torna obrigatório que clínicas e unidades de atendimento veterinário denunciem qualquer indício de maus-tratos contra animais. A proposta foi apresentada pelo vereador Rafael Ranalli (PL) e fou publicada na Gazeta Municipal na última quinta-feira (17).

A legislação determina que, ao identificarem sinais de abuso físico ou psicológico durante os atendimentos, os responsáveis deverão comunicar imediatamente a Delegacia de Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil e a Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal (BEA). A notifticação deve conter os dados da pessoa que acompanhava o animal no momento do atendimento, além de um relatório detalhado com a espécie, raça, características físicas, estado de saúde e os procedimentos realizados. O descumprimento da lei poderá gerar sanções legais ao infrator.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

"Trata-se sobre a necessidade e obrigatoriedade das pessoas que tratam do atendimento veterinário. Ao identificar um animal que foi vítima de maus-tratos, ele tem a obrigação de encaminhar a denúncia à Delegacia da Dema, da Delegacia de Meio Ambiente, que é mesmo um dos órgãos de construção do bem-estar animal”, destacou o prefeito.

“Aconteceu aqui em Cuiabá, há poucos dias, uma situação muito grave, onde uma pessoa fingia a adoção, por exemplo, de animais, e sacrificava esses animais. Em outros lugares, a gente sabe que os maus-tratos são constantes. Então, esse projeto vem para melhorar a informação. E quanto mais se melhora a informação com a Delegacia de Meio Ambiente, mais se ajuda a combater os maus-tratos”, completou.

Inspirada na Lei nº 17.640/2023 do Estado de São Paulo, a proposta pretende ampliar a integração entre os profissionais da área veterinária e os órgãos de fiscalização, fortalecendo a rede de proteção animal em Cuiabá e promovendo uma resposta mais eficiente às denúncias de crueldade contra animais.

Comente esta notícia