facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2025
26 de Abril de 2025

06 de Outubro de 2023, 19h:14 - A | A

GERAL / EMANCIPAÇÃO

STF forma maioria para criar novo município no nortão de MT

Nova Esperança do Norte será desmembrado de Nova Ubiratã e Sorriso

DO REPÓRTERMT



O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, em julgamento na noite desta sexta-feira (6), para autorizar a criação do município de Nova Esperança do Norte, que até então era distrito de Sorriso. Com a decisão, Mato Grosso passará a ter 142 municípios em seu território.

Até o momento, seis ministros votaram pela emancipação do Distrito de Boa Esperança do Norte, que vai se tornar Nova Esperança do Norte: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Rosa Weber, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes e Luiz Fux.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Contra a emancipação votaram: Luís Roberto Barroso (relator), Edson Fachin e Carmén Lúcia.

Com a confirmação do desmembramento, o município vizinho de Nova Ubiratã (476km de Cuiabá) perderá 360 mil hectares do atual território, o que corresponderá a 80% do novo município. Outros 20% serão compostos por uma área que atualmente pertence a Sorriso.

O distrito de Boa Esperança do Norte foi desmembrado de Nova Ubiratã e Sorriso por meio de uma lei estadual, a 7.264 de 2000. Porém, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso acatou o pedido feito por Nova Ubiratã e suspendeu a norma. No último parecer encaminhado ao STF, a Assembleia Legislativa defendeu que o tribunal apenas suspendeu a execução concreta da legislação, sem, contudo, declarar sua inconstitucionalidade. A mesa diretora também lembrou que a constitucionalidade da lei foi questionada no Tribunal de Justiça, em outra ação, a qual acabou sendo extinta sem julgamento do mérito.

Em 2020, o Tribunal Regional Eleitoral autorizou a realização de eleição municipal em Boa Esperança do Norte, que atualmente possui cerca de 7 mil habitantes. Posteriormente, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Edson Fachin, concedeu liminar favorável a Nova Ubiratã, suspendendo a criação do município e, consequentemente, a realização da primeira eleição para prefeito e vereadores.

A criação do novo município mato-grossense está sendo julgada em plenário virtual, onde os votos são publicados ao longo de uma semana, sem discussão das questões. A análise do processo começou no último dia 29 de setembro e deve encerrar ainda hoje, até as 23h59 [horário de Brasília].

Comente esta notícia