facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

28 de Julho de 2022, 17h:59 - A | A

GERAL / EM CUIABÁ

Secretaria Municipal de Saúde monitora dois casos suspeitos da varíola dos macacos

São dois homens, de 34 e 29 anos, que realizaram viagens a cidades da região Sudeste do Brasil

DO REPÓRTER MT



A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica está investigando dois casos suspeitos de varíola dos macacosem Cuiabá. Os dois casos são referentes a homens, de 34 e 29 anos.

De acordo com a pasta, os registros de monitoramento foram iniciados nos dias 26 e 27 de julho. A equipe de vigilância já coletou amostras para exames que foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen). Na sequência, os resultados serão enviados ao laboratório de referência nacional. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Os dois pacientes estão em isolamento domiciliar, de acordo com a secretaria. Além disso, diariamente, a equipe de vigilância realiza o monitoramento dos casos suspeitos, sempre em acordo com as medidas de biossegurança para evitar o possível contágio.

Eles suspeitos apresentam lesões características da doença, mas sem nenhuma complexidade. O resultado dos dois exames deve ficar pronto em prazo de dez dias.

Neste período, os homens irão permanecer em isolamento até o desaparecimento completo das lesões (cerca de 2 a 3 semanas, ou até 21 dias.

Nas duas situações em investigação, os pacientes realizaram viagens a cidades da região Sudeste do Brasil em prazo de 21 dias anteriores ao início dos sintomas.

Comente esta notícia