DO REPÓRTER MT
Inaugurado esta semana, o pronto atendimento infantil do Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, registrou superlotação nesta sexta-feira (05). O novo espaço ampliou de 70 para 120 a capacidade de atendimentos diários, mas o quantitativo não bastou para a alta demanda da capital.
Mesmo com a ampliação, os leitos pediátricos de internação foram todos ocupados e restaram poucos leitos intermediários disponíveis no pronto atendimento infantil. Enquanto isso, a recepção seguia lotada de pessoas que precisavam de assistência.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A diretora do Hospital Estadual, Patrícia Neves, teme não conseguir receber pacientes que cheguem em estado grave ao pronto atendimento.
“Em menos de 48 horas de funcionamento desta ala, que foi reformada e ampliada, já lotamos a recepção e estamos muito próximos de lotar os 19 leitos pediátricos disponíveis. Estamos preocupados, pois percebemos que este é o único hospital que funciona de porta aberta para o atendimento de crianças em Cuiabá”, disse.
Já o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que uma unidade de pronto atendimento não é suficiente para atender a demanda de todo o município de Cuiabá.
“Se a saúde da capital não funcionar como deve, iremos colapsar o pronto atendimento que acabamos de reformar e entregar para a população. Estamos angustiados com essa situação”, pontuou.
Somente em 2024, o Hospital Estadual Santa Casa realizou mais de 6.772 atendimentos no pronto atendimento infantil da unidade, que estava funcionando temporariamente, sem qualquer interrupção, em outro espaço do prédio.
A modernização do pronto atendimento pediátrico do Hospital Estadual foi entregue na quarta-feira (03). Para a modernização da ala, o Governo de Mato Grosso investiu R$ 3 milhões para garantir o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo Estado.