DO REPÓRTERMT
A defensora pública-geral do estado de Mato Grosso, Luziane Castro foi eleita por aclamação ao cargo de presidente do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) para o biênio 2025/2026. A escolha aconteceu nessa terça-feira (19) durante a 97ª reunião ordinária do Conselho em Brasília (DF). Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de fortalecimento das Defensorias Públicas brasileiras, o mandato de Luziane se inicia a partir de junho.
Luziane ingressou na Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) em 2004. Eleita pela primeira vez como defensora pública-geral em 2022, ela foi a primeira defensora de primeira instância a comandar o órgão e a segunda mulher a chefiar a DPEMT. Em 2024 ela foi reeleita ao cargo com 190 votos.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A frente do Condege, além de sua experiência no comando da DPEMT, Luziane deve atuar para fortalecer e integrar as ações das Defensorias Públicas no país. Luziane garante que irá levar sua experiência no comando da DPEMT para o Condege com o objetivo de fortalecer e valorizar as Defensorias Públicas em todo o Brasil.
“O conselho é essencial para a construção de políticas públicas voltadas à justiça social, promovendo a unidade institucional e a troca de experiências entre as Defensorias Públicas do país. Mais que um espaço de representação, é aqui que construímos soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelas instituições”, afirma Luziane.
A nova diretoria executiva do conselho para o período 2025/2026 é composta pelos seguintes Defensores Públicos-Gerais: Maria Luziane Ribeiro de Castro (presidente, DPEMT), Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves (vice-presidente, DPE-TO), Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior (secretária-geral, DPE-PI), Maria Madalena Abrantes Silva (secretária adjunta, DPE-PB), Vinícius Chaves de Araújo (coordenador-geral, DPE-ES). Para o conselho fiscal, foram escolhidos: Mônica Palheta Furtado Belém (presidente, DPE-PA), José Leó de Carvalho Neto (DPE-SE), Ronaldo Francisco (DPE-SC) e Pedro Paulo Gasparini (DPE-MS).