facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Julho de 2025
14 de Julho de 2025

05 de Outubro de 2015, 07h:58 - A | A

GERAL / TODOS FISCAIS

Prefeitura vai multar quem jogar lixo nas ruas e oferecer prêmio a quem denunciar

Mauro Mendes pretende enviar projeto à Câmara e, com isso, tentar acabar com imprudência ambiental.

PAULO COELHO
DA REPORTAGEM



Quem jogar lixo nas ruas, calçadas e terrenos baldios do município de Cuiabá estará sujeito em breve, a pagar pesadas multas.

"Vamos dar 10% do valor da multa do infrator para quem denunciar”, avisou o prefeito, já solicitando o procurador-geral município, Rogério Gallo, para viabilizar a legalidade desse “bônus”.

O aviso é do prefeito Mauro Mendes (PSB), ao criticar atitudes de pessoas que insistem nessa prática desrespeitosa com a cidade e com o meio ambiente.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Mendes anunciou que enviará em breve para a Câmara Municipal, um projeto que estimula todo e qualquer cidadão a denunciar quem  despeja lixo nesses lugares.  A quem denunciar, de forma comprovada, ou seja, com registro em vídeo, caberá uma recompensa com valor a ser ainda definido.

“Hoje em dia todo mundo tem uma câmera na mão, WhatsApp, enfim, vamos dar 10%  do valor da multa do infrator para quem denunciar”, avisou o prefeito, já solicitando o procurador-geral município, Rogério Gallo, para viabilizar a legalidade  desse “bônus”.

“Vamos combater essa má prática, vamos dar um prêmio, todo mundo vai virar fiscal da cidade, pois a Prefeitura sozinha não consegue fazer tudo. O cidadão tem que colaborar”, emendou.

O prefeito alegou não ser essa sua intenção inicial, mas disse que “muitos  cidadãos só entendem dessa forma”, e  que nos próximos dias enviará proposta nesse sentido ao parlamento municipal.

“Vamos combater essa má prática, vamos dar um prêmio, todo mundo vai virar  fiscal da cidade, pois a Prefeitura sozinha não  consegue fazer tudo. O cidadão tem que  colaborar”, emendou.

E a ideia, conforme ele, ainda é embrionária, mas tende a sair do papel em breve, dada a urgência, pois “há muita gente que ainda insiste em jogar lixo nas ruas”.

Mendes citou o rigor da lei, aplicada a uma pessoa que estava jogando lixo  na estrada que liga ao Rodoanel e que foi flagrada por fiscais ambientais, que acabou pondo na cadeia o infrator por 30 dias.

“É só ficar atento. Aquele  vizinho chato que joga lixo em vias públicas, é só fazer um filminho, mas por WhatsApp e pronto”, finalizou.

Comente esta notícia

OLIVEIRA CUIABANO 06/10/2015

ESTE PREFEITO PRIMEIRO TEM QUE FISCALIZAR ONTEM PASSEI NUMA RUA DEPOIS DO FINAL DA AV DAS TORRES, E TEM MAIS DE 50 PNEUS JOGADOS NAQUELA REGIÃO, OU SEJA TEM BORRACHARIA QUE ESTA DESCARTANDO PNEUS NA RUA, LOGO AGORA QUE VAI INICIAR AS CHUVAS, PORTANTO A FISCALIZAÇÃO TEM QUE ********** IR PARA AS RUAS VER O QUE ESTA ACONTECENDO, NÃO BASTA O PREFEITO PEDIR A POPULAÇÃO SEM PRIMEIRA FAZER SUA PARTE.

positivo
0
negativo
0

Gilston 05/10/2015

Boa idéia, mas, precisa também, arrumar um whatsap pra fazer filminhos como diz o prefeito, pra multar motoristas que estacionam em portão de garagem frente as residencias nos bairro.De posse deste vídeo comprovado a infração, os amarelinhos pode multar lá de dentro da secretária de trânsito.Hoje a gente chama eles, mas não comparece no local se tratando de bairro.

positivo
0
negativo
0

2 comentários