Cuiabá, 10 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
10 de Setembro de 2026

20 de Fevereiro de 2024, 12h:12 - A | A

GERAL / APÓS DENÚNCIA NO FANTÁSTICO

Prefeitura notifica MedTrauma para retomar cirurgias no HMC mesmo com contrato suspenso

Em nota, a empresa havia divulgado que 72 pessoas não seriam mais atendidas em consultas agendadas e outras 12 em procedimento cirúrgico.

Reprodução

A interrupção dos serviços de cirurgia no HMC foi anunciada na segunda-feira (19) pela MedTrauma

A interrupção dos serviços de cirurgia no HMC foi anunciada na segunda-feira (19) pela MedTrauma

RENAN MARCEL
DO REPÓRTER MT



A Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) notificou a empresa MedTrauma para retomar as cirurgias ortopédicas no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), mesmo com a suspensão do contrato com a Prefeitura. A empresa é suspeita de superfaturar em até 2500% os procedimentos cirúrgicos, conforme reportagem veiculada no último domingo (18) pelo Fantástico.

A interrupção dos serviços de cirurgia foi anunciada na segunda-feira (19) pela MedTrauma, após a publicação do decreto assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), suspendendo o contrato.

Leia mais: Prefeitura suspende contrato com a MedTrauma; empresa prevê caos no HMC

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Em nota, a empresa havia divulgado que 72 pessoas não seriam mais atendidas em consultas agendadas e outras 12 em procedimento cirúrgico, entre elas uma idosa de 93 anos que aguarda há 9 dias por uma operação no colo do fêmur. Também disse que deixariam de ser atendidos dezenas de pacientes que procuram o HMC no pronto atendimento 24 horas para urgências e emergências.

Contudo, segundo a assessoria da Prefeitura, o decreto assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro suspende somente a aquisição de órteses, próteses e materiais especiais  através de adesões de atas de registro de preço. Assim a realização de cirurgias, em que são utilizadas OPMEs, devem ser mantidas, conforme o decreto. A empresa Medtrauma terá o prazo de duas horas para responderem à notificação.

Em caso de negativa ou ausência de resposta, a direção da Empresa Cuiabana de Saúde Pública comunicará a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que deverá realizar a convocação de médicos ortopedistas dos próprios quadros para a realização dos atendimentos e/ou cirurgias de forma emergencial, mantendo assim o cronograma de procedimentos e atendimentos.

De forma paralela, a SMS trabalha para a contratação emergencial de OPMEs visando substituir a atual empresa. O contrato emergencial vem sendo dialogado com o promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Netto, da 7ª Promotoria de Justiça Cível de Tutela Coletiva da Saúde de Cuiabá.

Comente esta notícia