facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

31 de Janeiro de 2023, 16h:46 - A | A

GERAL / SAÚDE DE CUIABÁ

PGM pede anulação de todos os atos e decretos publicados durante intervenção

O documento foi protocolado na segunda-feira (30).

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT



A Procuradoria Geral do Município (PGM), por meio do procurador-geral adjunto, Allison Akerley da Silva, protocolou nesta segunda-feira (30) uma manifestação junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), na tentativa de anular todos os atos e decretos publicados pelo Gabinete de Intervenção, na Secretaria de Saúde de Cuiabá.

Na petição, o procurador explicou que a intervenção, decretada pelo desembargador Orlando Perri em dezembro do ano passado, foi dada em contrariedade ao ordenamento jurídico, conforme afirmou a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que suspendeu a medida.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Com isso, os atos praticados pela equipe do Governo de Mato Grosso, assim como os documentos elaborados, não deveriam ser admitidos pela Justiça do Estado.

“Com a devida vênia, a decisão monocrática exarada por este D. Juízo, induzido a erro pelo Ministério Público, que determinou a intervenção no Município não possui mais qualquer eficácia jurídica, nesse mesmo sentido TODOS os atos praticados pelo ente interventor devem seguir a mesma lógica”, disse o procurador.

“Somente se poderá cogitar qualquer prática válida pelo Estado de Mato Grosso como órgão interventor, QUANDO e SE a medida for objeto de aprovação pelo colegiado deste Egrégio Tribunal. Todos os demais atos, devem ser desconsiderados por este D. Juízo, posto que utilizados com intenção de tumultuar o processo, induzir a opinião pública e influenciar na decisão deste Tribunal”, frisou Akerley.

A manifestação é uma resposta à petição acostada pelo Estado, na última quarta-feira (25), em que o procurador do Estado, Hugo Fellipe Martins de Lima, sustentou pelo desalinhamento entre o orçamento e a contabilidade da secretaria municipal.

Com isso, Akerley pediu a invalidade de todos os atos praticados pelo gabinete, para que não sejam usados como fundamento para o pedido interventivo no processo.

"Bem como em qualquer outra esfera jurídica a /ou órgão público, posto que nulos de pleno direito, seja pelo fato da invalidade da decisão fundamentadora desta reconhecida pelo Supremo Tribunal de Justiça, seja pelos excessos, abusos e desvio de finalidade praticados pelo ente interventor."

Leia mais

TJ deve decidir sobre intervenção em fevereiro

Comente esta notícia