facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Julho de 2025
14 de Julho de 2025

28 de Maio de 2022, 18h:15 - A | A

GERAL / MAL DO SÉCULO

Pesquisa mostra que 9,2% dos cuiabanos sofrem de depressão

Levantamento revelou que 5% dos homens cuiabanos são diagnosticados com depressão. O número sobe para 13,2% entre as mulheres.

JOÃO AGUIAR
DO REPÓRTER MT



Dado inédito da Pesquisa Vigitel 2021, do Ministério da Saúde, mostra que 9,2% da população de Cuiabá sofre de depressão. O levantamento revelou que 5% dos homens cuiabanos são diagnosticados com depressão. O número sobe para 13,2% entre as mulheres.

O Repórter MT conversou com o psicólogo cuiabano Wilson Luconi, que diz que a diferença no índice se dá pelo fato de a mulher ser mais aberta a procurar tratamento e, assim, receber o diagnóstico. “As mulheres procuram mais ajuda quando não estão bem, elas buscam o tratamentoJá o homem se acha mais autossuficiente que não precisa de ajuda, não procura o psicólogo e acabam não aparecendo nesses indicadores”, continua.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Para o psicólogo, pode haver uma subnotificação no diagnóstico da população masculina. “Há muitos homens com depressão que não buscam ajuda. Acham que é um sinal de fraqueza, que não podem demonstrar. É uma questão cultural do machismo que influencia o homem ao buscar ajuda. Como se fosse fraco de não estar dando conta”, explica.

Leia também

Mais de 97% dos cuiabanos se declaram heterossexuais, segundo IBGE

Wilson Luconi acha que pesquisas como essa são importantes, pois dão oportunidade para discutir sobre o assunto. “Colocar o assunto em pauta colabora para dar uma abertura sobre a importância de cuidar da saúde mental”, salienta.

“Não só quando já está com o problema mais grave, mas também como forma de prevenção, para ter um espaço de fala, compartilhar o que esta sentindo. Isso reduz bastante os problemas que estão por vir”, continua.

Segundo o psicólogo, procurar um psicólogo ou terapeuta ajuda para saber como lidar em certas situações. “Problemas no trabalho, no relacionamento, familiares, todo mundo tem, todos enfrentam. Mas o que muda é a maneira como você lida. Em alguns casos a terapia pode ser bastante relevante para a pessoa poder enfrentar melhor os problemas”.

Comente esta notícia

Gina 28/05/2022

Sofre sim. Eu sou uma destas pessoas. Entre outros motivos,existe o pior deles pra mim,a conta de luz que é altíssima e meu salário pequeno. Quando chega o dia do pagamento,entro em desespero,ter que pagar luz(cara),água,mercado,casa,remédios e fica faltando. Já aconteceu de te que deixar um deles sem pagar ou comprar remédios. Como sarar da depressão tendo a Energisa como a maior vilã?

positivo
0
negativo
0

1 comentários