facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 21 de Maio de 2025
21 de Maio de 2025

22 de Maio de 2023, 16h:15 - A | A

GERAL / VEJA O QUE MUDA

Obras do BRT impactam trânsito e linhas de ônibus em Várzea Grande

As medidas começaram a ser implantadas na quinta-feira (18). As obras devem durar até o final deste ano. 

DO REPÓRTER MT



A Prefeitura de Várzea Grande e o Governo do Estado vêm implantando medidas para adequar os trânsito às novas obras do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) na Avenida da Feb, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, que devem durar até o final deste ano. A intenção é garantir a segurança no trânsito e dar maior fluidez ao tráfego, durante as obras de readequação da pista para implantação do sistema BRT, em substituição ao VLT.

A principal medida implantada é a “Direita Livre”, que consiste em deixar pista direita da Avenida da FEB totalmente livre - no sentido de quem vem de Cuiabá pela “Ponte Júlio Müller”, popularmente chamada de "Ponte Velha". Com isso, os semáforos foram desativados e só funcionam os sinaleiros para quem precisar realizar conversão sentido à Alameda e bairro Construmat. A Prefeitura espera que os motoristas que passem pela região sentido ao Aeroporto, consigam fazer o caminho sem congestionamentos ou paradas. A medida iniciou na quinta-feira (18).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Outro ponto que vem sendo afetado é o transporte coletivo. Conforme a Prefeitura, os três pontos de ônibus nos dois lados da Avenida da FEB estão sendo reduzidos temporariamente para apenas um. Para isso, estão sendo construídas paradas de ônibus próximo ao Ministério da Agricultura e Pecuária. Essa medida deve reduzir o trânsito e dar mais segurança para os usuários do transporte coletivo e diminuir os transtornos relativos ao trânsito e atrasos. 

Segundo estudo da Sinfra-MT, esses dois ajustes devem impactar em uma redução de até 40% do trânsito da região, principalmente em horário de pico, quando chegam a circular quase 4 mil veículos.

As orientações e sinalizações estão organizadas afim de garantir suporte aos motoristas. 

Comente esta notícia