DA CNN
O Ministério da Agricultura e Pecuária busca acalmar a população brasileira sobre o consumo de frango após a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais no Rio Grande do Sul. O caso levou à suspensão temporária das compras de frango brasileiro pela China.
Fávaro enfatiza que o consumo de carne de frango e ovos é completamente seguro, desde que sejam devidamente cozidos. “A população é recomendada e não pode consumir carne de frango e ovos cru, até por outras doenças, como por exemplo, Salmonella”, explica o ministro Carlos Fávaro.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Leia mais - China suspende compra de frangos do Brasil
O ministro esclarece que o processo de cozimento é fundamental para garantir a segurança alimentar. “Ao passar por um processo de cozimento, elimina-se totalmente o vírus. Então se por um acaso algum animal tivesse contaminado, ao passar por um processo de cozimento, é eliminado o vírus”, afirma Fávaro.
O risco de transmissão para seres humanos está principalmente associado ao manuseio direto de aves infectadas ou suas carcaças. Por isso, as medidas de precaução são mais rigorosas para os trabalhadores que têm contato direto com as aves nas granjas afetadas. Leia mais em CNN Brasil.