facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 16 de Setembro de 2025
16 de Setembro de 2025

01 de Setembro de 2017, 11h:24 - A | A

GERAL / ASSISTÊNCIA SOCIAL

Nova Casa Lar vai atender adolescentes em Cuiabá

A unidade vai atender adolescentes de 12 a 15 anos do sexo masculino. Neste primeiro momento, 10 meninos serão atendidos.

DA REDAÇÃO



Mais uma casa de acolhimento de adolescente em situação de vulnerabilidade social foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (31) no distrito de Barreiro Branco, em Cuiabá. A Prefeitura de Cuiabá vai repassar mensalmente R$ 40 mil para manutenção da Casa Lar V, que conta com a parceria da Associação Resgatando a Cidadania, Arquidiocese de Cuiabá e o Ministério Público Estadual.

A Casa Lar V, localizada num espaço de dois hectares, vai atender adolescentes de 12 a 15 anos do sexo masculino. Neste primeiro momento, 10 meninos serão atendidos.  De acordo com o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, esta é a segunda Casa entregue ao público, nesta gestão, cumprindo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que neste mês completou 27 anos.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Essa gestão tem se preocupado com este público e, por isso, estamos cumprindo esta ação. Recentemente inauguramos a Casa Cuiabana IV- Caminhos Redentor, no bairro Pedra 90, para crianças neuropatas e está sendo muito bem tocada. Agora temos que estudar a melhor maneira de utilizar esse espaço e otimizar o presente para construímos um futuro melhor”, explica o secretário.

Os 10 adolescentes que serão encaminhados para essa nova Casa estavam no Lar da Criança. Diferente das outras casas, a retirada deles é fruto de uma institucionalização promovida pelo Poder Judiciário para destinar a responsabilidade de cada município no cuidado e proteção de suas crianças, já que o Lar da Criança, sob a responsabilidade do Estado, recebia crianças de todos os municípios. Até dezembro, o município de Cuiabá terá a incumbência de cuidar de todas suas crianças de 0 a 15 anos, que se encontravam em situação de rua ou de risco.

“Vejo que trabalhar para criança é trabalhar pelo futuro. Estamos muito felizes em presenciar essas parcerias, envolvendo inclusive instituições religiosas. Estou aqui, representando o prefeito Emanuel Pinheiro, para reforçar o compromisso com a criança e a intenção de celebrar parcerias que avancem na dignidade da pessoa humana”, afirma o secretário municipal de Governo, Carlos Roberto da Costa.

Segundo o presidente da Associação Resgatando a Cidadania, Lucilo Libânio de Souza, o projeto “Nossa Casa” propiciará um ambiente familiar aos adolescentes, além de uma moradia digna, melhoria na qualidade de vida por meio de formação profissional e atividades extracurriculares desenvolvidas por pedagogos e psicólogos. Outra grande preocupação é oferecer contato com a natureza.

 

“Esses adolescentes ficam provisoriamente aqui para depois serem reintegrados para a própria família. Por ser adolescentes, é muito difícil a adoção. É importante dizer que aqui é só uma passagem, o que tentamos fazer é o seu empoderamento para terem autonomia e levar a vida adiante”, disse o promotor de Defesa da Infância e Juventude de Cuiabá, José Antônio Borges.

Comente esta notícia