Cuiabá, 08 de Fevereiro de 2023
logo

05 de Janeiro de 2023, 10h:16 - A | A

GERAL / EM BUSCA DA FORMA

Não cometa erros na hora de malhar, carboidratos ajudam a emagrecer e ganhar músculos, diz especialista

DA ASSESSORIA



O ano está começando e com ele muitas promessas não cumpridas e refeitas com certeza em mais peso no primeiro mês do ano, e claro que sempre figura no topo dos desejos ficar em dia com as atividades físicas, emagrecer, ganhar músculos, enfim; estar e manter a boa forma. Este compromisso que é de quase todos falham para muitos pela falta de conhecimento, é o que avalia profissionais ligados ao universo fitness. Alguns erros são apontados por nutricionistas e educadores físicos.

“Ainda tem pessoas que acreditam que a exclusão de grupos alimentares é a melhor alternativa para emagrecer, o resultado de fato, ocorre, mas é por tempo limitado, o sacrifício depois é pago em dobro com o retorno do peso perdido, e pior, perda de massa magra e ganho de gordura. Para evitar esse ciclo é preciso abandonar a ideia de que o carboidrato é o vilão da boa forma. É muito injusta esta avaliação, sem o consumo de carboidrato o corpo fica enfraquecido. o carboidrato é o nutriente responsável para elevar os níveis de glicogênio antes do exercício, fornecer energia durante, além de ser fundamental na recuperação pós treino; ou seja, quem treina precisa de carboidrato, antes e depois da malhação”, defende a nutricionista Kenia Pinho que atende alunos da academia Forz Gym em Cuiabá.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Ainda segundo a profissional o papel do nutricionista e de extrema importância para quem busca resultados corporais, malhar sem orientação nutricional pode ser uma das causas que impede ter o corpo desejado, e pode até desestimular a prática de exercícios. “A nutrição é algo muito personificada, para cada pessoa é um balanceamento diferenciado, o metabolismo é um quebra cabeça que cabe a nós identificar as lacunas a serem preenchidas. Existem pacientes por exemplo que preferem treinar em jejum e se sentem bem, para outros tal prática é impensável e sem necessidade alguma. Existem outros que ficam sem apetite durante o dia, e fazem apenas duas refeições completas, mas em muitos momentos tem fúrias alimentares no período noturno prejudicando assim uma alimentação saudável e balanceada, por isso é preciso saber esse “mapa” que cada um carrega para que o treino seja capaz de produzir grandes resultados.

Não por menos a academia oferece pré e pós treinos, o que incluem frutas, castanhas e whey protein. “Tem algo que condeno, jamais indico substituir uma refeição completa, como almoço, por exemplo, por um shake de whey, pois tem vai suprir apenas a proteína deixando de lado outros nutrientes essenciais para a construção de um corpo tonificado”, explica.

Ainda segundo a nutri um plano alimentar eficaz é tão poderoso quanto se dedicar horas na academia entre 4 e 6 dias da semana. “Balancear a dieta, sem exageros, sem passar fome ou colocar a saúde em risco pode contribuir com um terço ou mais da boa forma”, define.

E como sempre existem alimentos poderosos, entre eles os carboidratos, de fato alguns não deveriam ficar de fora da lista quando o resultado esperado é diminuir a gordura corporal, ganhar músculos e afinar a silhueta, entre os mais recomendados estão o pão integral feito de grãos, arroz integral, batata doce e mandioca. “Claro que um nutricionista é quem pode garantir a quantidade diária correta destes alimentos”; finaliza.

Comente esta notícia