CHRISTINNY DOS SANTOS
DO REPÓRTER MT
Mato Grosso é o quinto estado com maior número de inadimplentes em todo o país. De acordo com os dados levantados pelo Serasa, em abril deste ano, mais de 50% da população mato-grossense, cerca de 1,8 milhão de pessoas, está inadimplente. O número de endividados na Capital também cresceu, atingindo 83,3% das famílias.
O levantamento publicado pelo Serasa, aponta que Mato Grosso fica só fica atrás do Amapá, Amazonas, Rio de Janeiro e do Distrito Federal. Os dados indicam ainda que mais de 50% dos inadimplentes de todo o país são mulheres.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A maior parte das dívidas são em bancos/cartões de crédito (31,61%), contas básicas como água e luz (21%) e varejo (11,27%). Sendo que o perfil com maior endividados são homens e mulheres na faixa etária de 26 a 60 anos.
O estado ainda ficou em 11° lugar no ranking de estados em que a população que menos renegociou suas dívidas, com apenas 44.495 renegociações, em meio as 6 milhões de ofertas apresentadas até abril deste ano.
Outro levantamento analisado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) aponta que 83,3% das famílias cuiabanas estão endividadas.
A inadimplência, no entanto, tem caído na Capital. De acordo com o último levantamento do IPF-MT apenas 24,8% das famílias, cerca de 153 mil pessoas, estão inadimplentes. Enquanto mais de 464 mil cuiabanos tem honrado suas dívidas.