facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

26 de Dezembro de 2018, 20h:45 - A | A

GERAL / VEJA FOTOS E VÍDEO

Motoristas de aplicativos protestam em meio a onda de assaltos em Cuiabá

Motoristas do Uber, 99 POP e Cabify cobram mais rigor das plataformas na hora de cadastrar clientes e mais segurança nas ruas.

MARCIO CAMILO
DA REDAÇÃO



Cerca de 70 motoristas dos aplicativos Uber, 99 POP e Urban fizeram uma carreata pelas ruas dos Centros de Cuiabá e Várzea Grande, na tarde desta quarta-feira (26), por mais segurança para condutores e passageiros. Os manifestantes também cobraram que as plataformas sejam mais rigorosas na hora de cadastrar clientes.

Uma das lideranças do movimento, Wesley Ribeiro de Souza, ressaltou que os motoristas têm sofrido dezenas de assaltos, principalmente, nos bairros da Grande Cuiabá.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Ele citou o caso de um colega que atendeu uma chamada na Arena Pantanal, por volta das 18h. Chegando lá foi rendido e sequestrado por bandidos que o levaram até o Distrito da Passagem da Conceição, em Várzea Grande. Wesley conta que os criminosos abandonaram seu colega e levaram o carro dele.

“Isso é um absurdo, pois, os aplicativos estão aceitando qualquer um como cliente”, disse ao acrescentar que a plataforma do Uber é um pouco mais rigorosa em relação aos outros aplicativos, como o 99 POP, por exemplo.

O motorista João Fanaia destacou que os motoristas já identificaram algumas jovens que participam de grupos criminosos e que solicitam as chamadas pelos aplicativos.

“Quando a gente chega ao local, os bandidos cercam o carro e anunciam o assalto. Já informamos os nomes dessas meninas à Polícia Civil”, afirmou.

Ressaltou que muitos motoristas inexperientes, que entraram há poucos meses na plataforma, também são atraídos por essas garotas. 

A carreata de protesto começou por volta das 17h no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. De lá, os motoristas passaram pelo Terminal Rodoviário André Maggi, Avenidas da FEB, XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Getúlio Vargas até a Issac Póvoas, na Praça Clovis Cardoso, mais conhecida como “Praça do Zé Dog”.

Veja vídeo



Outro lado

Por meio de nota a Uber afirmou que "os motoristas podem ligar para a polícia em situações de risco ou emergência diretamente do app. Além disso, os parceiros contam com um número de telefone 0800 para registrar e solicitar apoio da Uber depois que tiverem comunicado às autoridades e estiverem em segurança. O aplicativo da Uber permite ainda que solicitações de viagens sejam canceladas por motoristas parceiros sinalizando motivo de segurança quando não se sentirem confortáveis. A empresa está sempre avaliando e estudando novas medidas que possam aprimorar a segurança".

Leia mais

Motoristas de aplicativos sofrem com onda de assaltos na grande Cuiabá

Álbum de fotos

Comente esta notícia