DO REPÓRTERMT
A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, foi anunciada nesta sexta-feira (10) como vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025. Segundo o Comitê Norueguês do Nobel, a escolha reconhece o “trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo venezuelano e na luta por uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
O comitê destacou a coragem civil de Machado e seu papel unificador em uma oposição antes dividida, que se fortaleceu em torno da defesa por eleições livres. A venezuelana receberá 11 milhões de coroas suecas, o equivalente a cerca de R$ 6,2 milhões.
Principal adversária do regime de Nicolás Maduro, María Corina foi presa em janeiro deste ano, após participar de manifestação em Caracas, e libertada posteriormente. Impedida de disputar as eleições presidenciais de 2024, ela é apontada como símbolo da resistência democrática no país.