Cuiabá, 26 de Setembro de 2022
logo

19 de Agosto de 2022, 11h:09 - A | A

GERAL / NOVO PCR

Laboratório Inac oferece teste que identifica varíola dos macacos

O Inac é um dos principais laboratórios de análise clínicas da Capital para fazer esses exames.

DO REPÓRTER MT



O Laboratório Inac, reconhecido por sua preocupação em trazer para Mato Grosso inovação para o diagnóstico da COVID-19, nesta semana, disponibilizou um novo teste que consegue detectar a infecção do vírus da varíola dos macacos -Monkeypox.

O exame é um teste PCR (como o da Covid-19) sendo feito a partir de amostras das lesões na pele, com especificidade, sensibilidade de 100% e resultado em até 24 horas. O exame pode ser feito em atendimento domiciliar.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Com o aumento dos casos de varíola dos macacos, em vários países, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a doença como emergência pública e de acordo com o Ministério da Saúde para que haja um controle da transmissão, uma das principais medidas é a ampliação da testagem para detecção do vírus.

De acordo com Informe Técnico do Ministério da Ciência, a varíola dos macacos apresenta quadros clínicos semelhantes à varíola humana, mas de menor gravidade. É geralmente uma doença autolimitada e produz sintomas que podem durar de 2 a 4 semanas. O período de incubação do vírus varia de 5 a 21 dias. Entre os sintomas, estão: febre, dor de cabeça, aumento do tamanho dos gânglios linfáticos (localizados no pescoço, axila e virilha), dor muscular e fraqueza.

Comente esta notícia