facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 09 de Maio de 2025
09 de Maio de 2025

01 de Outubro de 2018, 18h:26 - A | A

GERAL / BALEADO NO FÓRUM

Juiz de MT é levado para Palmas para cirurgia de emergência

De acordo com o Tribunal de Justiça, apesar do projetil ficar alojado na clavícula, o magistrado não corre risco de morte.

MARCIO CAMILO
DA REDAÇÃO



O juiz Carlos Eduardo de Moraes, da 2ª Vara de Vila Rica (1.200 km a Nordeste de Cuiabá), foi transferido no fim da tarde desta segunda-feira (1º) para um hospital de Palmas (no Estado de Tocantins) onde passará por uma cirurgia para retirada de uma bala alojada na clavícula.

O magistrado foi vítima de um atentado, nesta segunda-feira, após um bandido – identificado como Domingos Barros de Sá - invadir o gabinete do magistrado, no fórum, ameaçar um promotor de justiça, e em seguida atirar contra Carlos Eduardo durante luta corporal.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O juiz foi baleado por um bandido, identificado como Domingos Barros de Sá, dentro de seu gabinete no Fórum de Vila Rica.

Policiais militares, que fazem a segurança do local, determinaram a rendição do criminoso, mas sem sucesso. Sem opção, um militar disparou contra Domingos, que ainda morreu no local. Ele respondia ao processo de homicídio qualificado e seria julgado nos próximos dias.

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Rui Ramos, está a caminho da cidade para acompanhar o caso e avaliar as medidas a serem tomadas.

Conforme apurou o , o magistrado já havia recebido ameaças de morte há alguns dias.

Apesar da transferência para Palmas, o TJMT informou que o juiz não corre risco de morte.

Juízes agredidos

Este é o terceiro e mais grave caso de ataque a juízes, recentemente, em Mato Grosso.

Na quarta-feira (26) de setembro, o advogado Homero Hamilcar Nedel agrediu o juiz Jorge Hassib Ibrahim com um soco no olho, dentro do Fórum de Paranatinga (município localizado a 380 km de Cuiabá).

No dia 31 de agosto, o assassino Odinei Batista de Jesus, de 25 anos, arremessou uma garra com água contra o juiz Bruno Cesar Singulani França, de 33 anos. A situação aconteceu durante sessão do Tribunal do Júri em Nova Monte Verde (a 953 km de Cuiabá), que condenou Odnei a 20 anos de prisão por assassinato.

O condenado ainda ameaçou o juiz, ao gritar que ele merecia morrer. 

Diante da onde de ataques, a Associação dos Magistrados Mato-grossenses (Amam), pediu que um estudo fosse feito para que a segurança dos magistrados fosse aumentada, principalmente nos fóruns do interior do Estado.

Confira a nota da íntegra do TJ 

Rui Ramos vai à Vila Rica acompanhar atentado contra juiz 

Na tarde desta segunda-feira (01), o juiz titular da segunda Vara de Vila Rica (1.259km a Nordeste de Cuiabá), Carlos Eduardo de Moraes e Silva, foi alvejado com um tiro no ombro esquerdo. O disparo partiu de Domingos Barros de Sá, que respondia ao processo de homicídio qualificado. O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Rui Ramos Ribeiro, se dirigirá para a cidade para acompanhar o caso e avaliar a medidas a serem tomadas. 

De acordo com informações preliminares, levantadas junto aos servidores da comarca, o juiz havia acabado uma Audiência de Custódia, quando um advogado adentrou à sala seguido pelo agressor. O homem sacou a arma escondida e ameaçou promotor de justiça. O magistrado interveio na situação e após se aproximar dele entrou em luta corporal, em seguida houve o disparo. 

A polícia, que também estava no local e acompanhou o impasse e solicitou que Domingos largasse a arma, mas não obteve sucesso. O agente policial disparou contra o agressor, que faleceu no local. 

O juiz Carlos Eduardo foi encaminhado para o Pronto Socorro do município que fica próximo ao fórum. Depois de constatado o quadro clínico estável, o magistrado foi encaminhado ao hospital de Palmas/TO (à 480 km de distância) – o mais próximo de Vila Rica – para cirurgia de retirada do projetil. 

A integridade física dos magistrados, servidores, operadores do Direito e usuários da justiça é uma preocupação intensa do Poder Judiciário Mato-grossense que busca o aperfeiçoamento constante do sistema de segurança em todas as unidades do Poder Judiciário.

Leia mais

Amam defende contratação seguranças para juízes no interior de MT; Veja o vídeo

Advogado invade gabinete de fórum, dá soco no rosto de juiz e é preso

Vídeo mostra ameaça de assassino contra juiz após condenação

Assassino arremessa garrafa e ameaça juiz em julgamento: 'Merece morrer'

 

Comente esta notícia

INDIGNAÇÃO 01/10/2018

Os policiais ficam no whatsapp em vez de passar o detector de metais em quem entra no Fórum.

positivo
0
negativo
0

1 comentários