CAMILA PAULINO
DA REDAÇÃO
Centenas de peixes surgiram mortos esta semana na Lagoa Paiaguás, localizada no Parque das Águas, em Cuiabá. Na manhã desta quarta-feira (17) a reportagem foi ao local para apurar as denúncias e verificou que os funcionários da prefeitura recolhiam alguns animais das águas do local.
“Olha eu chego a me emocionar de ver uma cena lamentável como esta, peixes pulando para a superfície para tentar pegar ar, porque estão sem oxigênio na água. Têm peixes de tudo quanto é tamanho, médio, grande. Dá dó de ver”, lamenta o arquiteto e frequentador Gerson Figueiredo.
Como já noticiado pelo , no local há despejo de esgoto sem tratamento, de órgãos do Centro Político Administrativo, o que pode estar causando a mortandade dos peixes e prejudicando a vida útil da lagoa.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Frequentador assíduo do parque, o arquiteto Gerson Figueiredo, falou ao que viu centenas de peixes mortos no local, criado para ser um cartão postal de Cuiabá.
“Olha eu chego a me emocionar de ver uma cena lamentável como esta, peixes pulando para a superfície para tentar pegar ar, porque estão sem oxigênio na água. Têm peixes de tudo quanto é tamanho, médio, grande. Dá dó de ver”, lamenta Gerson, que conta que por vezes o mau cheiro do local fica insuportável.
Maria Helena, também frequenta diariamente o local, disse ao que ficou surpresa com as péssimas condições da lagoa.
“Nossa, eu sempre venho caminhar aqui e me deparar com esta cena lamentável me deixou preocupada. É muita sujeira. Claro que os peixes não têm como sobreviver”, comentou Maria Helena.
“Nossa, eu sempre venho caminhar aqui e me deparar com esta cena lamentável me deixou preocupada. É muita sujeira. Claro que os peixes não têm como sobreviver”, comentou Maria Helena.
A reportagem tentou contato com os secretários de Meio Ambiente de Cuiabá e Serviços Urbanos, Juares Samaniego e José Roberto Stopa, respectivamente, mas eles não atenderam nem retornaram às ligações.
Por meio de nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que retirou uma amostra da água do local e que ainda esta quarta-feira (17), uma análise da Concessionária de Água e Esgoto (CAB) de Cuiabá, deve revelar o que está causando a morte dos peixes.
O mesmo comunicado aponta que foi "localizado um vazamento da estação elevatória de esgoto ao lado do parque, causando mau cheiro e poluindo", diz trecho da nota.
Inaugurado recentemente
O parque foi inaugurado em dezembro de 2016 e tem a água da lagoa poluída devido ao esgoto despejado no local por 15 órgãos federais e estaduais, localizados no Centro Político. Todos foram notificados pela prefeitura para que tomassem providências, o que ainda não foi feito.
Leia a nota na íntegra
A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, constatou durante uma visita técnica, no Parque das Águas, o vazamento da estação elevatória de esgoto localizado ao lado do parque causando mau cheiro e poluindo o ambiente dos animais habitantes do lago.
Conforme o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, esta é a segunda vez que o problema acontece. O primeiro ocorreu em fevereiro, quando a prefeitura precisou reunir uma força-tarefa, que contou com a atuação das secretarias de Serviços Urbanos, Obras Públicas, Mobilidade Urbana e Ordem Pública para identificação da origem do esgoto que estava sendo despejado irregularmente no Parque das Águas.
Desta vez, o problema é de questão ambiental ressaltou o secretário, que faz um apelo às autoridades para que tomem providências e façam a sua parte evitando que este crime continue acontecendo. Ele ainda declara que já solicitou à Concessionaria de Abastecimento de Água e Esgoto - CAB Cuiabá, que faça uma vistoria entre todos os órgãos, prédios e bairros adjacentes para detectar de onde vem o esgoto.
Stopa pontua também, o risco para o parque diante de uma situação como essas, primeiro por estar poluído um dos mais belos cartões postais de Cuiabá. Segundo pela fauna e a rica flora que há no local. Terceiro que o local é frequentado, a cada final de semana, por cerca de 20 mil pessoas e, esse cidadão que vai ao Parque, não pode respirar esgoto.
“Estamos há 8 meses pedindo providências aos órgãos responsáveis. Na verdade, estamos pedindo apenas um pouquinho de amor por Cuiabá. E esta é uma questão de amor pela cidade, não permitindo que o esgoto vá poluir esse que, pra mim é um dos mais belos cartões postais da cidade. Às vezes, as pessoas não acreditam na gravidade ou não valorizam a questão ambiental, como a gestão Emanuel Pinheiro valoriza, talvez seja por falta de conceito. Eu não quero aqui julgar ninguém, não tenho essa pretensão, o que eu não quero mais é ver este esgoto caindo aqui no Parque das Aguas! Quem é o culpado não interessa, quem causou não interessa. Nós precisamos é que as pessoas tenham compromisso com Cuiabá, porque aqui, frequenta o trabalhador, a classe média, a classe política, ou seja, frequenta o cidadão cuiabano. Quando estive aqui no último feriado e não consegui entrar, tamanha o fluxo de pessoas, eu fiquei feliz. Porque você ver que as pessoas tem um local gratuito e de qualidade para frequentar. Agora, a partir do momento que a gente deixa esse local ser tomado pelo esgoto, isso perde a qualidade, o que era bom passa a ser ruim. Então, na verdade, o que eu estou defendendo aqui é uma questão de sustentabilidade", frisou.
De acordo com o titular da pasta o município estará entrado com uma ação junto ao Ministério Público, para que sejam tomadas as devidas providências. Ele também completa reforçando a extrema importância de se resolver o problema, afinal o bioma esta sendo afetado, bem como, dezenas de peixes que estão sofrendo com o esgoto.
Leia mais: