facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Maio de 2025
06 de Maio de 2025

15 de Abril de 2021, 19h:30 - A | A

GERAL / CONFIRA O DIÁLOGO

Estudantes de MG zombam da Unemat de Cáceres: "Vão te raptar para trabalhar no tráfico"

Prints de um grupo de alunos de medicina mostram mensagens discriminatórias contra os alunos mato-grossenses.

RAUL BRADOCK
DA REDAÇÃO



Prints de um grupo de WhatsApp denominado “Unimontes – medicina”, universidade de Montes Claros (MG), mostram troca de mensagens de alunos discriminando estudantes da Universidade de Mato Grosso (Unemat) da cidade de Cáceres (a 220 km de Cuiabá).

Nas imagens, é possível notar que um dos alunos encaminha uma foto com os estudantes de MT. Após a postagem, uma pessoa comenta: “Olhando por cima já achei uns 30 bolivianos com descendência de cigano”.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Conforme o diálogo segue, outras mensagens discriminatórias são encaminhadas como: “Essa não tem reboco na parede” e “Fica na divisa com a Bolívia, vão te raptar para trabalhar nas plantações de coca”. Veja toda a conversa na galeria de imagens abaixo.

Uma mensagem ainda mais grave aponta: “Lá não tem cadáver para os estudantes, porque os reitores vendem em troca de drogas para o tráfico”.

O grupo, conforme é possível perceber, é formados por estudantes que aguardam a nota do SISU para ingressar em uma universidade.

A Unemat emitiu nota repudiando as ofensas.

Leia a nota na íntegra

“O Centro Acadêmico Livre de Medicina (CALM) vem, por meio deste, repudiar uma triste situação que chegou até nós no dia 13 de abril de 2021. Com a abertura do Sistema de Seleção Unificada (SISU), no dia 6 de abril de 2021, inúmeros grupos de Facebook e Whatsapp foram criados por acadêmicos dos cursos de Medicina nas universidades públicas em todo Brasil.

Tais grupos foram criados na intenção de compartilhar informações sobre o SISU, trocar ideias com outros participantes sobre notas parciais, classificação, além disso, os participantes poderiam se informar mais sobre as universidades e as respectivas cidades com os veteranos presentes nos grupos. Essa propositura, desde o princípio, tinha uma finalidade positiva de integrar estudantes e compartilhar ideias.

No entanto, infelizmente, um caso específico aconteceu em um dos grupos do SISU, sendo esse o da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em que diversos comentários ofensivos e extremamente preconceituosos foram dirigidos a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), aos acadêmicos do curso de Medicina, ao município de Cáceres e a Bolívia, país esse que faz fronteira com Cáceres”.

Álbum de fotos

Comente esta notícia