CAMILA PAULINO
DA REDAÇÃO
A engenheira florestal Joice Belle, de 34 anos, disse nesta terça-feira (21) que criou uma campanha no site “Vakinha” com a intenção de arrecadar recursos e ajudar financeiramente a família do policial civil Sidney Ribeiro dos Santos, baleado em confronto com criminosos que sequestraram a empresária Milene Falcão Eubank, na última sexta-feira (17).
Ao , a cuiabana disse que após saber da repercussão negativa da iniciativa, em meio a notícias divulgadas pela Polícia Civil e por familiares do investigador, decidiu cancelar a campanha.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Ela contou que a ideia surgiu em um grupo de WhatsApp que conta, inclusive, com a participação de alguns familiares da empresária sequestrada.
“Tudo aconteceu em meio a um momento de comoção. Por um lado uma família comemorando o retorno da empresária para casa e, por outro, a família do policial em desespero com a situação dele. Foi então que neste grupo falaram que a família precisava de oração e também de ajuda financeira. Então resolvemos fazer a 'vakinha', por ser um site seguro. Eu me dispus a criar a campanha e, sinceramente, não sabia que para ajudar alguém você precisava de autorização e tudo mais. Agi com boa intenção”, disse a engenheira.
Ela afirmou que nesta terça-feira (21) foi até a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva) para conversar com a família do investigador, que estava prestando esclarecimentos ao delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.
“Eu passei a titularidade da Vakinha para a esposa do Sidney. A família ficou muito agradecida com tudo que fiz por eles e quando o pagamento for feito, vai cair direto na conta dela”, explicou a engenheira.
Na delegacia, ela disse que comprovou tudo ao delegado e mostrou que não se tratava de fraude. Ela solicitou o cancelamento da campanha no sábado, quando o valor era de R$ 8.831,00, mas somente nesta terça-feira (21) a página saiu do ar efetivamente. Enquanto isso continuou recebendo doações, totalizando R$ 11.125,00.
“Não tem fraude, não tem erro e nem golpe. Agi com boa intenção, pois sei que nesta hora toda ajuda é bem vinda”, disse Joice.
O delegado Vitor Hugo, que conduz o inquérito do sequestro da empresária e do roubo do carro dela, disse ao que por enquanto não há fraude confirmada e que, se o valor chegar ao destino correto, está tudo bem.
"Não acusamos ninguém de fraude, apenas alertamos que isso não tinha vínculo com a polícia, nem com a família. Se a pessoa estiver de boa-fé, querendo ajudar, está ótimo, mas sem usar indevidamente o nome tanto da Polícia Civil quanto da vítima", explica o delegado, que afirmou ainda que o investigador está sendo devidamente assistido pela Polícia Civil e Estado.
“Ele está recebendo toda assistência necessária. A família também tem tido todo apoio e suporte no que precisa. Ele está sendo bem assistido”, disse o delegado.
O caso
O policial civil foi baleado quando realizava a operação de resgate da empresária Milene Eubank, sequestrada na tarde de sexta-feira (17). Inicialmente, ele foi levado para o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), onde passou por uma cirurgia no sábado (18) para a retirada do projétil. No domingo (19), o policial foi transferido para o Hospital São Benedito.
Milene Falcão Eubank foi sequestrada em frente ao Colégio Maxi, no bairro Quilombo, região nobre de Cuiabá. Ela estava em seu carro, um Hyundai Santa Fé, para buscar o filho em uma escola de reforço quando foi surpreendida por criminosos.
Milene é viúva do empresário, Jean Ayres, 42, que foi vítima de explosão de um tanque de combustível, em uma fazenda na região do Manso (a 100 km de Cuiabá), no dia 20 de dezembro de 2016.
Ao todo, oito pessoas foram presas pela ação criminosa. Conforme a Polícia Civil, o grupo tinha apenas a intenção de roubar o carro, inicialmente, mas ao ver o poder aquisitivo da vítima, a ação se transformou em um sequestro.
Leia mais
Policial baleado apresenta melhora e nova cirurgia é descartada
Bandido que atirou em policial é o mesmo que degolou taxista e postou na internet
Preso oitavo bandido que participou do sequestro de empresária
Bando que sequestrou empresária recebia ordens de presídio
Polícia estoura cativeiro e liberta empresária sequestrada; policial é baleado na cabeça
Empresária Milene Eubank é sequestrada ao buscar filho na escola em Cuiabá