facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 16 de Setembro de 2025
16 de Setembro de 2025

23 de Maio de 2017, 11h:35 - A | A

GERAL / SANEAMENTO NA CAPITAL

Empresa que atua em Dubai pode substituir CAB e gerir água e esgoto

A RK Partners que tenta ficar com a concessão do saneamento de Cuiabá, apresentou proposta inserindo a norte-americana, CH2M, como gestora do sistema.

CAMILA PAULINO
DA REDAÇÃO



O procurador-geral de Cuiabá, Nestor Fidelis afirmou ao que a empresa RK Partners, que tenta garantir a concessão do serviço de água e esgoto da Capital, conta com a parceria da companhia norte-americana, CH2M, experiente no setor de planejamento de redes de água e esgoto, inclusive é a responsável pelo projeto de saneamento básico de Dubai, localizada nos Emirados Árabes.

“Assim que soubemos desta parceria, pedimos que a RK Partners comprovasse por meio de documentos que a CR2M tem competência e capacidade de operacionalizar o sistema de água e esgoto de uma cidade do porte de Cuiabá. Ontem recebemos este documento e estamos analisando junto aos demais relatórios entregues na semana passada”, disse Fidelis.

De acordo com Fidelis, até então, a RK Partners não havia citado a parceria com esta outra empresa e por isso a procuradoria do município solicitou um documento que comprove que a CH2M tem experiência para executar os trabalhos.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Assim que soubemos desta parceria, pedimos que a RK Partners comprovasse por meio de documentos que a CR2M tem competência e capacidade de operacionalizar o sistema de água e esgoto de uma cidade do porte de Cuiabá. Ontem recebemos este documento e estamos analisando junto aos demais relatórios entregues na semana passada”, disse Fidelis.

A RK Partners é uma empresa voltada à recuperação financeira de empresas que estão com problemas judiciais ou extrajudiciais, como dívidas em bancos, por exemplo. Portanto para o planejamento e execução de serviços de água e esgoto é preciso de suporte de uma empresa especialista no segmento, como ocorre no caso da CAB Ambiental, detentora da CAB Cuiabá.

“A RK Partners nunca tinha feito gestão de serviços básicos, pois é uma empresa recuperadora de empresas, portanto o papel dela é realizar a reestruturação e a recuperação da dívida da CAB e transformar a CAB em uma nova empresa, que vai se chamar Águas Cuiabá”, explicou Fidelis.

Desde a última quarta-feira (17) a procuradoria trabalha documentos apresentados pelo grupo empresarial e até a quarta-feira (24) a procuradoria deve encaminhar ao prefeito o parecer a respeito do plano de investimento do grupo empresarial.

Segundo Fidelis, os documentos falam sobre a reestruturação da dívida, como serão os investimentos e a execução das obras emergenciais e a longo prazo.

“Até amanhã o prefeito receberá o parecer da Procuradoria e da Arsec [Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá] e no máximo até quinta-feira [25], Emanuel vai comunicar a decisão que ele vai tomar. Pode ser que seja prorrogado o prazo por mais 90 dias para o prefeito concluir o parecer e definir as medidas que ele deve tomar”, disse o procurador.

Leia mais:

Emanuel Pinheiro prorroga intervenção na CAB Cuiabá para até dia 25

Emanuel pode manter intervenção da CAB por mais 90 dias

Sucessora da CAB Cuiabá promete prestação de contas mensal

Emanuel decide até dia 17 permanência da CAB em Cuiabá

Emanuel se reúne com dirigentes da RK e pode romper contrato da CAB

Emanuel pode romper contrato da CAB após análise de relatório de ações

Comente esta notícia