DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT
A Empresa Caribus afirmou, na manhã desta segunda-feira (06), que a paralisação dos motoristas do transporte público coletivo - que atende as regiões dos bairros Osmar Cabral e Pedra 90 - está diretamente relacionada à falta de repasses da Prefeitura de Cuiabá.
Nesta manhã, os motoristas da empresa “cruzaram os braços” e alegaram atraso salarial e de outros benefícios. Por conta da paralisação, milhares de cuiabanos tiveram de arrumar outras alternativas para chegar ao serviço, escola ou faculdade.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
De acordo com a nota, a direção da Caribus reconheceu a legitimidade da greve e contou que a Prefeitura de Cuiabá possui obrigações contratuais que, até o momento, não foram cumpridas. "O não repasse comprometeu a capacidade da empresa em cumprir com seus compromissos", diz trecho.
"A Caribus reconhece a legítima insatisfação dos funcionários e esclarece que o atraso no pagamento dos benefícios está diretamente relacionado à falta de repasses adequados por parte da Prefeitura de Cuiabá", diz a nota.
LEIA MAIS - Motoristas de ônibus cobram pagamento de salários atrasados e paralisam em Cuiabá
"Entendemos que a administração municipal possui obrigações contratuais relacionadas a esses repasses e a ausência desses pagamentos afetou nossa capacidade de cumprir nossos compromissos contratuais", acrescentou.
Por fim, reiterou que está trabalhando com a administração do município para solucionar o problema.
"A Caribus reitera seu compromisso em relação ao pagamento dos benefícios e tem feito todos os esforços possíveis, apesar dos desafios financeiros causados pelos repasses insuficientes da Prefeitura de Cuiabá. Reconhecemos a legitimidade das dívidas pendentes e estamos ativamente engajados em buscar um diálogo construtivo com a administração municipal e outras autoridades para resolver esse impasse financeiro por meio de reuniões e negociações."
Por outro lado, logo após a deflagração da greve, o Executivo Municipal afirmou por meio de nota que o “descontentamento” dos funcionários da Caribus é relacionado com a empresa e não com a Prefeitura de Cuiabá.
Greve por tempo indeterminado
O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Baixada Cuiabana (Sintrobac) comunicou que os motoristas da empresa Caribus decidiram que só vão retornar ao trabalho quando a empresa realizar o pagamento dos salários e benefícios que estão em atraso.
“O Sintrobac e os trabalhadores lamentam o ocorrido, principalmente por afetar parte da população cuiabana, e reiteram o compromisso de servir bem os usuários, mas com a garantia dos direitos trabalhistas. Estamos aguardando a manifestação da diretoria da empresa Caribus ou do poder público municipal para que o serviço retorne à normalidade. Mas os trabalhadores já decidiram a retornarem ao trabalho somente após o cumprimento das obrigações por parte da empresa”, diz a nota, assinada pelo presidente do sindicato, Edval Luiz Pereira.