CAMILA PAULINO
DA REPORTAGEM
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB) prorrogou por 45 dias o processo de intervenção na Concessionária de Água e Esgoto da Capital, CAB Cuiabá. Só depois desse prazo é que anuncia se vai manter ou romper o contrato.
"Apesar de eu poder prorrogar por mais 90 dias, eu só dei 45 e não vou prorrogar em nenhum dia a mais este prazo para entrega dos documentos que exijo para tomar a decisão", disse Pinheiro.
A decisão foi anunciada pelo peemedebista, na manhã desta quinta-feira (25), quando argumentou a necessidade de que a empresa RK Partners - responsável pela CAB Ambiental, detentora da concessionária, comprove a capacidade financeira e operacional de manter os serviços de saneamento.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
"A gestão dos serviços podem ser retomados pela prefeitura, ou até mesmo delegarmos à outra empresa. Isso será decidido após o prazo de 45 dias", afirmou o prefeito.
Ele alega que é incompleto o relatório, que recebeu, no dia 17, com os dados do plano de ação financeiro, investimento e de negócios da empresa RK Partners, que até então não fez nenhum investimento no sistema de água e esgoto, conforme previsto.
"A gestão dos serviços podem ser retomados pela prefeitura, ou até mesmo delegarmos à outra empresa. Isso será decidido após o prazo de 45 dias", afirmou o prefeito.
"Não quero radicalizar por isso vou analisar o que for melhor para Cuiabá. Apesar de eu poder prorrogar por mais 90 dias, eu só dei 45 e não vou prorrogar em nenhum dia a mais este prazo para entrega dos documentos que exijo para tomar a decisão", disse Pinheiro.
O prefeito também aponta preocupação com o fato da companhia norte-americana, CH2M, interessada na parceria de concessão, junto à RK Partners, não ter experiência em gestão, mas apenas na consultoria de projetos.
A CH2M foi apresentada como experiente no setor de planejamento de redes de água e esgoto, inclusive é a responsável pelo projeto de saneamento básico de Dubai, localizada nos Emirados Árabes, mas o prefeito quer que seja comprovada também a capacidade financeira e operacional da companhia.
A concessionária tinha até o dia 30 deste mês para apresentar oficialmente o plano de investimentos à administração municipal. A RK Partners garantiu investir até R$ 1,2 bilhão no setor, sendo R$ 240 milhões em 18 meses de gestão.
O prefeito se declarava contra à manutenção do contrato com a CAB, sendo, inclusive, umas das promessas de campanha feitas durante as eleições de 2016, quando disputou a prefeitura. Na ocasião, Emanuel queria encerrar o contrato com a CAB, declarando a caducidade.
Porém, após modificações de diretoria e reformulação das propostas, que ocorreram ainda na gestão de Mauro Mendes (PSB), ao assumir a prefeitura, Emanuel decidiu manter o serviço durante os primeiros meses da gestão.
Analie 25/05/2017
Tá difícil chegar num valor hem Mané? ?? !!! Tô de oio nocê
Sandro 25/05/2017
Esse Prefeito é tal igual aos seus antecessores, só fazem pavimentação asfáltica com base em critérios meramente eleitoreiro, enquanto isso há bairros com 30 e até 40 anos vão ficando pra trás, nota zero para Emanuel, nota zero ao Secretário de Obras Mineiro e nota Zero ao Ex Secretário Marcelo Padeiro.
2 comentários