RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO
O prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) determinou, na noite desta quarta-feira (5), que a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) não irá multar motoristas que cometerem infrações de trânsito e forem flagrados pelo sistema de videomonitoramento, a partir desta quinta-feira (6), com estava previsto.
Segundo o comunicado da Prefeitura de Cuiabá, divulgado por meio das redes sociais, Emanuel Pinheiro cobra que sejam realizadas mais campanhas de esclarecimento aos motoristas.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“O prefeito defende que o sistema seja utilizado para humanizar o trânsito e quer a conscientização das empresas, motoristas de ônibus e micros, para que eles também não invadam as faixas destinadas aos veículos”, destaca o texto.
Esta foi a segunda vez, neste ano, que o prefeito 'cancela' aplicação de multas por câmeras. Em março passado, logo após assumir o Palácio Alencastro, Emanuel publicou um vídeo reconhecendo que não houve debate suficiente para que as câmeras da Semob, instaladas nas vias da Capital começassem a multar os motoristas. A medida seria para coibir a invasão nas faixas exclusivas para ônibus, coisa rotineira em Cuiabá, já que as faixas são mal projetadas.
“O objetivo do prefeito com o sistema não é penalizar e nem incentivar a chamada ‘indústria da multa’. Ele defende a indústria da vida e a humanização do trânsito. Nos próximos 30 dias a Semob também fará a revitalização da sinalização horizontal e vertical nas principais vias onde funciona a faixa exclusiva para ônibus”, finaliza o texto.
Multas por videomonitoramento
São 32 pontos de fiscalização constante na Capital. O sistema começou a funcionar inicialmente de maneira experimental no dia 6 de março, e, por quatro meses, a atuação foi de ‘campanha educativa’.
As câmeras de fiscalização do sistema estão distribuídas várias regiões de Cuiabá. 10 agentes monitoram o videomonitoramento em tempo real, de dentro da central de controle da Semob.
Se estivesse valendo, as penalidades seriam revertidas em multas nas infrações do uso de celular ao volante, avanços de semáforos e trafegabilidade nas faixas exclusivas de ônibus, dentre outros.
De acordo com a secretaria, além de multar os motoristas cuiabanos, o sistema atua principalmente, na prevenção e orientação aos acidentes auxiliando os agentes na Semob a conduzirem o trânsito com qualidade na medida do possível, uma vez que, as câmeras de videomonitoramento não respondem pela conduta individual dos motoristas infratores.
Elias Vieira de Oliveira 09/07/2017
Bom dia, olha no meu ver essas multas antigas; não foram comentadas se realmente ia ser canceladas, olha a cidade de Cuiabá não tem estrutura para as vias, isso é uma palhaçada ter faixa para os ônibus. Sendo que não tem estrutura para as vias.
Oliveira 07/07/2017
Sim! Já é caracterizado como infração. Você deve transitar na faixa exclusiva de ônibus quando tiver a linha tracejada e estiver próximo da rua à direita que deseja adentrar. Espero ter ajudado.
Oliveira 07/07/2017
Você poderá adentrar na faixa exclusiva de ônibus, quando houver a linha tracejada na pista, isso indica que você pode adentrar e transitar na faixa, pois nas proximidades existem ruas que podem ser acessadas à direita. Por exemplo, se você deseja adentrar na Avenida Aclimação, você pode adentrar na faixa exclusiva de ônibus da Avenida Historiador Rubens de Mendonça quando tiver a linha tracejada e quando estiver mais próximo da rua que deseja adentrar. Caracteriza-se infração quando você transita um percurso muito longo na faixa exclusiva e não vindo à adentrar em nenhuma rua à direita mais próxima. Espero ter ajudado.
Oliveira 07/07/2017
As câmeras de videomonitoramento da semob são destinadas ao monitoramento de ações no trânsito, como acidentes, congestionamentos, entre outros aspectos relacionados ao TRÂNSITO. Para ações de roubo e furto existem as câmeras de monitoramento do CIOSP, que está relacionado diretamente com a segurança pública.
Hoalas 06/07/2017
Como sempre o estado atrapalhando a vida do cidadão
Bene 06/07/2017
Que tal transferir e instalar câmeras no parque das águas (e outros parques e praças) e no morro da Luz? La tem registros de vários furtos e roubos diuturnamente.
Cassio 06/07/2017
Assim também, para sair da isaac e pegar a Tenente coronel ,
TALES 06/07/2017
PARABÉNS MEU PREFEITO, POR ISSO QUE VOTEI EM VOCÊ E CONTINUO VOTANDO.
Renan 06/07/2017
Se vc anda uma quadra a mais e não entrar na rua, já é motivo de aplicação da multa
Lucio Brandao Ferreira 05/07/2017
Uma boa iniciativa...porem não ficou claro a questão em que momento o motorista poderá virar para a direita sendo que não pode trafegar na faixa exclusiva de ônibus...se por acaso o motorista vier a entrar pra direita de repente não utilizando da faixa, poderá não conseguir entrar e causar acidentes....
Alex 05/07/2017
Parabéns Emanuel pinheiro pela conduta essas rodovias Cuiabá são mal planejada porque se eu descer Isaque Póvoa para entrar 13 eu tenho pegar linha ônibus para entrar nela
Enir 05/07/2017
Parabéns senhor prefeito, baseado nessa decisão mande esse efetivo ocioso para ajudar nas rotatória da nossa capital e assim evitando o caos,
Fernando Butters 05/07/2017
Pena que a SEMOB não tem conhecimento das ordens do Prefeito. Recebi uma multa por trafegar na faixa de ônibus quando precisei fazer conversão à direita. Pior, tive que pagar pois vendi meu carro e não conseguiria transferir caso não pagasse...
Fernando Butters 05/07/2017
Pena que a SEMOB não tem conhecimento das ordens do Prefeito. Recebi uma multa por trafegar na faixa de ônibus quando precisei fazer conversão à direita. Pior, tive que pagar pois vendi meu carro e não conseguiria transferir caso não pagasse...
Valdir 05/07/2017
Parabéns prefeito, isso é uma indústria de multas. Porque não usa essas câmeras pra monitoras a bandidagem e advertir os motoristas como forma de educá-los
Roseli 05/07/2017
A estrutrutura de Cuiabá não está suportando esse fluxo de veículo, inviabiliza a faixa única para o ônibus.
16 comentários