Cuiabá, 29 de Setembro de 2022
logo

23 de Setembro de 2022, 19h:50 - A | A

GERAL / NESTE SÁBADO

Dia D contra paralisia infantil prevê vacinar 100% do público-alvo na zona rural de Cuiabá

Na área rural atendida pela SMS cerca de 70% das crianças e adolescentes estão em dia com vacinação

DO REPÓRTER MT



Sábado (24) tem o 2º Dia D Rural para vacinação de crianças e adolescentes nas UBS Nossa Senhora da Guia, Aguaçú, Rio dos Peixes e extensões, Coxipó do Ouro, Barreiro Branco e Coivaras, das 8h às 16h. Com a iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde prevê zerar o público-alvo dessas unidades, ou seja, 100% de crianças imunizadas na área rural de Cuiabá. 

“Já temos mais da metade das crianças e adolescentes vacinadas na zona rural. Na UBS da Guia, por exemplo, 70% já compareceram para receber o imunizante contra a poliomielite. Um índice positivo e bem distante da realidade de Cuiabá, onde os números apontam 23,73% do público alvo”, revelou Marinete de Oliveira Ribeiro, coordenadora da zona rural.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A vacina contra a Poliomielite é necessária para prevenir contra o vírus da paralisia infantil. A doença está erradicada no Brasil, no entanto, o vírus circula no mundo. Existem vários países em que a doença não é erradicada.

A paralisia infantil, como é de conhecimento da população e, especialmente dos mais antigos, deixa seqüelas para o resto da vida. Por isso a concentração de esforços em atingir a cobertura vacinal do respectivo público. Mas não depende apenas dos órgãos  de saúde, e sim, muito dos pais e responsáveis, levando as crianças até os locais de vacinação.  

“Esse é o objetivo, levar a imunização até a população das comunidades rurais do nosso município, garantindo assim a proteção da população de todas as regiões e municípios mesmo que de áreas mais longínquas”, frisou a coordenadora da Rural.

Além da cobertura vacinal para a Poliomielite, na faixa etária de 1 ano a menor de 5 anos, o dia D Rural possibilitará a atualização da caderneta aos que tiverem até 15 anos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

A Campanha já está em andamento desde o dia 15 de agosto e vai até o dia 30 de setembro, conforme prorrogação liberada pelo Ministério da Saúde.

Comente esta notícia